TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação brasileira

Tese: Educação brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Tese  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A educação brasileira vem sofrendo constantes modificações. Apesar dos vários levantamentos, provas nacionais, índices e outras discussões, o profissional na área da educação ainda enfrenta inúmeros problemas. O presente estudo objetivou compreender e analisar dois questionários que foram feitos com dois educadores que atuam no ensino fundamental – 9º ano -, em uma escola pública (municipal) e uma escola privada. Algumas respostas foram transcritas na íntegra para justificar a porcentagem obtida em relação ao questionário aplicado, fato este que dá maior credibilidade ao trabalho desenvolvido. A pesquisa possibilitou constatar que apesar das inúmeras dificuldades encontradas na sociedade e em sala de aula, a arte de educar ainda é algo que merece respeito e atenção.

Desenvolvimento

A

Conclusão

O trabalho vem de alguma forma construir novos olhares para o processo de socialização, que em síntese seria a formação do ser social como agente dentro do seu meio.

O ser humano não se torna espontaneamente um ser social com competências sociais efetivas. É preciso que as novas gerações, que asseguram a reprodução da sociedade, interiorizem as disposições que as humanizam, tornando-as indivíduos sociais. Trata-se de uma reflexão não exaustiva que pretende trazer uma modesta contribuição para compreender os últimos avanços na crítica ao conceito de socialização, que no caso do filme apresentado, coloca em relevo o fundamental papel dos processos de socialização.

Bibliografia

BERGER, B. Socialização: como ser um membro da sociedade. In: FORACCHI, M. M.; MARTINS, J. S. Sociologia e sociedade: leituras de introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. 28. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.

CANDIDO, A. A estrutura da escola. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. M. Educação e sociedade. 11. ed. São Paulo: Nacional, 1983, p. 106-128.

BEGER, Peter L. e LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Tradução de Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis: Vozes, 2002, 21ª edição.

MARX, Karl. Manuscritos económico-filosóficos. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1989.

_______ e ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Tradução de Sílvio Donizete Chagas. São Paulo: Centauro, 2005.

Questionários

Professor da Rede Privada 9º ano/ Colégio Cristo Rei/ São Paulo-SP

Geison Loschi

Qual o seu papel como educador?

É ser o agente responsável pela formação, sensibilizando o saber-fazer de maneira a não unilateralizar as tomadas de decisão, como se tivesse todas as respostas para os encaminhamentos pedagógicos, construindo um trabalho conjunto. Este trabalho parte de uma concepção sensível da realidade, onde o mais importante é possibilitar um trabalho de intervenção pedagógica pela necessidade do grupo, pela identificação das manifestações que impactam mais e de forma significativa.

Qual é o papel do seu aluno?

O estudante é a semente, o germe do homem cidadão, que não deve se formar apenas para o mercado, como querem que pensemos, mas como cidadãos para construir um mundo melhor.

Qual é o papel do Planejamento?

Em poucas palavras, o planejamento significa conhecer a realidade e as necessidades da comunidade escolar, estabelecer metas e objetivos, destinar recursos e materiais e gerir tempo e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com