TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação nao formal

Por:   •  1/5/2015  •  Dissertação  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

Faculdade Anhanguera de Campo Grande

Curso de Pedagogia

ATPS- Educação não formal x educação formal. Intervenção pedagógica em ambientes não escolares.

Campo Grande – MS

 2015

Disciplina:Educação Profissional e Educação em Ambientes Não Escolares

             

Campo Grande – MS

16 de Abril de 2015

               Educação não formal e seus objetivos

Para saber como se educação na educação não formal, precisamos conhecer o que é e como funciona a educação não formal. Educação não formal é aquela que acontece fora do ambiente escolar, ou seja, fora do ambiente formal, podemos dizer que é um acompanhamento complementar para melhorar o aprendizado do aluno.

Podemos caracterizar como educação não formal qualquer ambiente que  ofereça espaços propícios ao desenvolvimento e fruição cultural, possibilitam o acesso a novas linguagens,  conhecimentos de valores teóricos, tornando-se um instrumento a favor da aprendizagem. Um dos princiapais obejtivos é estar focada em quem aprende , ter uma estrutura influenciada pelo participantes na definição de curriculo a ser trabalhado e ser flexivel para atender a todas necessidades tanto do individuo ou instituição

È um processo organizado que deve surgir dentro de casa, mais na educação abrange como instituições que ofereçam atividades culturais, artisticas e desportivas como parte dessa educação, fazendo assim com que os pais fiquem mais tranquilos em saber que seus filho está recebendo um acompanhamento escola do que ficar nas ruas. Assim designa um processo com vários dimenções como aprendizagem politica do direito do individuo, organição e comunhao de mesmo. Luckesi (2009, p.41) nos relata alguns desses inúmeros desafios vivenciados no cotidiano, como: “[...] a sobrevivência, os baixos salários, a violência urbana e rural, condições de escolares inadequadas para o ensino, currículos formais e excessivos, pressão do vestibular [...]”Para uma educação nesses ambientes é preciso ter regras, participação e colaboração dos professores e educadores para realizar trabalhos coletivos entre outros para melhorar a vivencia e aprendizagem do aluno e assim obter sucesso. È essencia a presença de um pedagogo nesses ambientes vendo a importancia de realizar projetos educativos.

Para ter um bom desempenho é preciso organização, disciplina,  leis e regras para que estes ambiente sejam visto como parte essencial na educação. Através disso os jovens são formados com carater e crescem co objetivo de ser um cidadão capaz de interragir com a sociedade criando assim seu proprio carater, é por isso e outros motivos que a educação não formal precisa ter profissonais competentes e experiente para atender publicoa diferenciados.

Segundo Maria da Glória Gohn, “A não-formal ocorrw em ambientes e situações interativos constituidos coletivamente é optativa, mais ela tambéms poderá ocorrer por forças de ceras circustancias da vivencia historica de cada um.”

Ninguem é obrigado a receber esta educação, mais com todas as suas qualidades, podemos dizer que o indivuo que recebe qualquer tipo de educação e orientação, tem mais conhecimento do mundo e saber conviver com a sociedade aceitando suas escolhas e diferenças, tornando-se assim um cidadão melhor.

Contudo podemos dizer que não é facil educar em ambientes não escolares, pois as crianas e jovens estão acostumados de maneira diferente e quando se sentem na obrigação de cumprir regras, muitas vesez não respeita o pedagogo com isso se torna muito dificil o acompanhemeto, mais precisamos ser firmes para lhe dar com essas crianças e assim no final er que o esforço valeu a pena e ter orgulho delas e sempre incentivar para que tenha um futuro melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (145.8 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com