TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação não formal e educação formal

Tese: Educação não formal e educação formal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Tese  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 4

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E AMBIENTES NÃO ESCOLARES.

Prof° Mariza Pavam

Cristina Brito Ra: 2578460627

Gabriela Dilser Ra: 2578462439

Ritieli Morais Ra: 1171365722

05/06/2014

Etapa 1 – Educação não formal e Educação Formal.

A) Segundo o texto como se educa na educação não formal?

Na educação não formal se educa em ambientes e situações interativos construídos coletivamente, segundo diretrizes de dados do grupo, usualmente a participação dos indivíduos é optativa, mas ela também poderá ocorrer por forças certas circunstancias da vivencia histórica de cada um. Há na educação não formal uma intencionalidade na ação, no ato de participar, de aprender e de transmitir ou trocar saberes. A educação não formal situa-se no campo da pedagogia social – aquela que trabalha com o coletivo e se preocupa com os processos de construção de aprendizagens e saberes coletivos.

B) Quais são os objetivos da educação não formal?

A educação não formal capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo. Sua finalidade é abrir janelas de conhecimento sobre o mundo que circunda os indivíduos e suas relações sociais. Seus objetivos não são dados a priori, eles se constroem no processo interativo, gerando um processo educativo. Um modo de educar surge como resultado do processo voltado para os interesses e as necessidades que dele participa. A construção de relações sociais baseadas em princípios de igualdade e justiça social, quando presentes num dado grupo social, fortalece o exercício da cidadania. A transmissão de informação e formação politica e sócio cultural é uma meta na educação não formal. Ela prepara os cidadãos, educa o ser humano para a civilidade, em oposição a barbárie, ao egoísmo, individualismo, etc.

C) Escreva as considerações do grupo relativo á atuação do pedagogo no espaço não formal com idosos.

Os espaços para se trabalhar a educação não formal com idosos em atuação pedagógica é no abrigo. É desta forma de abordar educação neste espaço não formal, objetiva a formação humana, com mais atenção e cuidado com os idosos devido às muitas questões que os cercam, como: carência por falta da família, desligamento do lar, por consequência sensação de solidão, sensação de fragilidade, sentimento de inutilidade e outros.

O objetivo é trazer interação entre eles, proporcionar alegria e mais prazer para o dia-a-dia, porque no abrigo eles se consideram solitários e as atividades trazem mais interação um com o outro. Eles se sentem mais vivos.

Etapa 2- Movimentos sociais e educação – Projetos sociais e associativismo no Brasil.

Associativismo é o meio de organizar grupos de interesse econômico autossustentável, é a base que liga a consciência individual e o direito individual, a necessidade de agregação e conjugação de esforços, base de organização da sociedade.

Associativismo é a união de um grupo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com