TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escrita de formulários de dissertação

Artigo: Escrita de formulários de dissertação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  Artigo  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

Dissertação

Dissertar é desenvolver uma idéia, uma opinião, um conceito ou tese sobre um determinado assunto. Como outras formas de redação a dissertação se apóia em alguns elementos:

Introdução ou Prólogo- Apresenta-se ao leitor o assunto que será discutido. Aparece a idéia central do texto já sugerido, "pistas" do desenvolvimento dessa idéia.

Desenvolvimento ou explanação mergulha-se no assunto expondo-se fatos e argumentos em favor da idéia central.

Conclusão ou Fecho- Encerra-se a redação fechando a idéia e concluindo o ponto de vista exposto.

A dissertação pode ser expositiva ou argumentativa.

A dissertação expositiva apresenta e discute um assunto de forma impessoal, explicando-a da maneira mais clara e objetiva possível.

Ex: "O estudo do meio é muito importante para a formação dos jovens", "A viagem promovida pela turma vai no proporcionar o conhecimento de piscinas, quadras de esportes, discotecas e salão de jogos, sendo assim Pedrinho não poderia perder essa oportunidade.

A dissertação argumentativas apresenta provas e argumentos para convencer o leitor do assunto que trata.

Ex: Estudar constantemente sem descanso, pode ser perigoso para a saúde do estudante.Estudos provam que o nível de "stress" dos adolescentes, nos meses de junho e novembro aumenta 50%.

Portanto deixar o Léo faltar a aula hoje contribuirá sensivelmente para diminuir seu nível de "stress".

Narração (Onde o escritor é você)

Para se escrever um texto narrativo precisa-se saber de tudo que será comentado na história; por exemplo se eu for contar uma história sobre o espaço, eu terei que saber o que existe lá, e pelo menos ter uma pequena noção de como é o espaço, como ele funciona e etc...

Em um texto narrativo pode-se misturar fatos científicos e ficção.

Descrição (objetiva)

Havia um bolo sobre a mesa, num prato branco e redondo, coberto de creme também marrom e raspas de chocolate, parecia macio e exalava cheiro de cacau.

Descrição (subjetiva)

O bolo sobre a mesa, atraia olhos e narizes círculo marrom perfumado a destacar-se no prato claro, em sua cobertura de creme e raspas de chocolate, despertavam desejos e gulodices das pessoas que rodeavam a mesa.

Descrição (de processo)

Misture 3 (três) xícaras de farinha, 2 (duas) de açúcar, e uma de chocolate em pó, peneirados, e uma colher de sopa de fermento. Adicione 2 (dois) ovos inteiros, meia xícara de óleo e um copo de água fervendo; misture bem e asse durante 20 minutos em forno previamente aquecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com