TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutrura E Organização Da Educação Brasileira

Trabalho acadêmico: Estrutrura E Organização Da Educação Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Trabalho acadêmico  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

do professor-tutor a distância

FERNANDA BORGES

INTRODUÇÃO

Leis anteriores não condiziam com os interesses dos professores e suas práticas. O que se propunha nunca podia ser feito pelas normas da legislação.

Por isso, foi criada a LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que abriu leque para a prática docente, permitindo elaborar normas e delegar autonomia, para os sistemas de ensino, administradores de escolas, professores e alunos.

A LDB, é uma lei federal, a nível nacional, genérica, não impositiva e com visão flexível.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define e regulariza o sistema de educação (publica ou privada) do Brasil (da educação básica ao ensino superior).Com base nos princípios presentes na Constituição.

Reafirma o direito à educação e estabelece seus princípios e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

Este trabalho vem explanar um pouco sobre Sistemas de Ensino, LDB ( Lei de Diretrizes e Base), leis e normas. Compreender como é a estrutura do Sistema de Ensino federal, estadual e municipal.

As incumbências de cada sistema e as modalidades da educação.

SISTEMA

Sistema é um conjunto de elementos, de unidades relacionadas, que são coordenadas entre si e constituem um todo. Ao se organizarem em um sistema, os elementos materiais (conjunto de instituição de ensino) e ideais (conjunto de leis e normas que regem as instituições educacionais) passam a formar uma unidade, no caso, um sistema de ensino.

Esses elementos articulam com os sistemas na sociedade, tais como o político, o econômico, o cultural, o religioso, o jurídico, etc. Em certos momentos, um ou outro sistema, passa a ter influencia maior sobre os demais.

Segundo o educador Dermeval Saviani (1987) existem três condições básicas para a construção de um sistema educacional:

- o conhecimento dos problemas educacionais de determinada situação histórico-geográfica;

- o conhecimento das estruturas da realidade;

- uma teoria da educação.

Devemos conhecer os problemas, as estruturas da realidade, para não se satisfazer com atividades assistemáticas, mas agir sobre elas, a fim de solucionar os problemas detectados.

.LDB – Lei de Diretrizes e Base

A LDB estabelece que a União, os estados, o Distrito federal e os municípios devem organizar, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino. A União deve coordenar a Politica Nacional de Educacional, exercendo função normativa, redistributiva e supletiva. Segundo esta lei os sistemas de ensino tem liberdade de organização, podendo os municípios optar pela integração ao sistema estadual de ensino ou pela composição com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com