TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e Organizaçao Brasileira

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.998 Palavras (8 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp Centro de Educação a Distância

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Prof.ª presencial-  

Curso:

26 de Maio de 2015

Sumário

Introdução.................................................................................................3

Passo 1.....................................................................................................4

Passo 2.....................................................................................................5

Passo 3.....................................................................................................7

Considerações finais.................................................................................8

Referências................................................................................................9

Introdução

   O presente trabalho tratará sobre um projeto chamado " Tecnologia para educação “, o mesmo surgiu através de uma ONG periférica, grande geradora de conhecimentos e aprendizados, contando ainda com uma ampla área de ensino, tais como, sala de música, dança, brinquedoteca, arte e no momento existe a possibilidade de incluir nessas áreas uma rede de computação, para a inclusão da tecnologia em prol da educação.

   O projeto necessita de arrecadações para adquirir recursos tecnológicos em busca da possível melhora da educação. Com o uso desses recursos tecnológicos, os membros da ONG Esperança, sentiriam prazer pela aprendizagem, haveria interatividade.  Mas para que isso possa acontecer, o projeto precisa ser visto como uma forma de gerar conhecimentos, melhorar a educação, mostrando que é necessário fazer com que a educação caminhe lado a lado às revoluções tão presentes em nosso cotidiano.

   Outro objetivo desse projeto é despertar dentro de cada integrante, um talento, que os mesmos ainda não tenham descoberto sobre si, além disso, o projeto também mostraria que todos são capazes de evoluir, aprender e melhorar o conhecimento próprio a cada dia. O projeto ainda seria voltado a função de retirar crianças e adolescentes da rua, incluindo-os dentro desse espeço, fazendo com que eles possam interagir com todos e inclusive fazer com que haja a interação com as tecnologias.

Passo 1:

Ambiente/Sala Temática: Brinquedoteca

Usuários: Crianças e adolescentes entre 6 a 17 anos

Recursos Tecnológicos

Justificativa e estratégias de uso

Objetivos

Aplicação de tecnologias assistivas

Espaço cênico

Com fantasias e um grande palco os personagens entram nesse mundo do faz de conta liberando a imaginação.

Se vestirem e criarem diversas histórias

Projetor e filmadora

Espaço da leitura

Com auxílio de livros o aluno irá viajar por diversos lugares mesmo sem pegar a estrada

O objetivo de ler, conhecer diversas histórias e se possível, criar de forma escrita o final para tais histórias.

Tablets e teptops e wifi livre dentro da ONG para facilitar pesquisas.

Espaço de jogos

A melhor coisa que conquistamos é o conhecimento e nada melhor do que aprender brincando

Ambiente com jogos que desenvolvam o raciocínio lógico matemático dentre outros

Videogame com jogos pedagógicos

Espaço musical

É o grande momento de as crianças serem cantores e compositores musicais

Isso irá os proporcionar conhecerem melhores a si mesmo, pois a música desperta sentimentos

Karaokê

Espaço criativo

é o grande momento das crianças se tornarem grandes artistas  entre outras habilidades de criação

Fazer com que ele desenvolva ideias através de suas criações

Lousa digital


Passo 2:

  O projeto será elaborado a fim de ampliar o ensino aprendizagem e o conhecimento de alunos e professores despertando ainda mais seus interesses pela escola, pois atualmente houve um desinteresse visível dos discentes para com os estudos por consequência da tecnologia, por esse motivo nada melhor que inseri-la também fora da sala de aula com outros métodos educativos.
  Com o uso das aplicações de tecnologias assistivas e recursos tecnológicos citados acima conseguiremos fazer com que os alunos adquiram mais prazer em relação as atividades pedagógicas sem que caiam em ‘’mesmice’’.
  A ONG Esperança necessita de materiais didáticos voltados a tecnologia para realização do projeto ” Esperança com tecnologias para educação “, esses materiais serão trabalhados com os integrantes da ONG, onde estarão desenvolvendo atividades complementares para a educação em relação a sala de aula podendo adquirir mais conhecimento fugindo dos padrões.
  A sala de recursos intelectuais proporcionará ampla aprendizagem trazendo diversão e despertando a criatividade dos membros, além disso a sala também contribuirá para interagir integrantes e a comunidade. Para isso utilizaremos os conhecimentos adquiridos com o espaço cênico, musical e criativo promovendo teatros, peças musicais e uma exposição das criações realizadas pelos participantes, gerando assim um show de talentos incentivando ainda mais a comunidade.
 É necessário enfatizar algumas funções das tecnologias assistivas para o desenvolvimento dos integrantes desse projeto. O objetivo principal, se dá pela inclusão de pessoas com deficiências, para que assim elas possam interagir com a sociedade e a família, gerando habilidades pessoais e profissionais. Dessa forma, desde que haja interação dentre os diversos tipos de pessoas presentes, haverá uma quebra de preconceito, gerando igualdade social, fazendo com que todos possam interagir da mesma maneira, e mostrar que é possível aprender, mesmo com dependências e particularidades alheias.
 Com o passar dos anos, a educação tem sido inovada juntamente com as revoluções tecnológicas, por esse fato, a tecnologia tem sido inserida em  diversos ambientes , dentro de escolas em salas de aulas e também em ambientes não escolares, como ONGs ( Organização não governamentais ). O uso desses recursos tecnológicos tornam as aulas  mais interessantes e inovadoras para os alunos.
 Para que as tecnologias assistivas venham a ser presentes em escolas e ONGs , é necessário que os recursos tecnológicos também se façam presentes. Os recursos tecnológicos mais usados  atualmente são: notebooks, internet sem fio , lousa digital e o mais eficiente para aprendizagem tem sido os projetores de multimídia,  muito usado pra projetar imagens,  filmes ,  e vídeos educativos , para facilitar o conhecimento.
 Os recursos citados acima, são fundamentais , tanto para escolas privadas ou públicas ,  e também não deixa de ser importante para as ONGs educativas . É necessário que todos esses recursos tecnológicos sejam adquiridos para que dessa forma as tecnologias assistivas sejam  aplicadas dentro desses espaços . O que cabe a nós acadêmicos é  argumentar as possíveis ideias propostas ,  para que o projeto “ Esperança com tecnologias para educação”  seja aprovado , passando a cumprir seu objetivo de ensinar , incluir pessoas e trazer amplos conhecimentos com o uso da tecnologia.
 Até agora , foi citado os fundamentos positivos dos recursos tecnológicos, porém o que cabe a nossa equipe de acadêmicos é convencer o leitor de que o projeto tem a intenção de trazer o aluno para o meio educativo, gerando novos conhecimentos,  enfatizar que  a tecnologia , por estar tão presente em nosso dia-a-dia , deve ser incluída em campos educativos, e ela nada mais seria , que uma outra grande forma de aprendizagem , fazendo com que os integrantes da ONG , se interessassem mais pelos estudos e por descobertas de novas coisas e até mesmo talentos que se escondem dentro de si.  Dessa forma , esses talentos descobertos servirão de exemplo , para que outros indivíduos se interessem pelo projeto, fazendo com que  sempre haja novas descobertas dentro de cada um.
 A tecnologia está presente em praticamente tudo, mas o que nos interessa é o campo educativo . Como já dito é necessário que inclua a tecnologia  dentro desses ambientes educativos,  para que assim , aqueles menos favorecidos possam ter acesso a tecnologia, adquirindo novos conhecimentos em diversas áreas.
 Concluímos que o projeto é fundamental para gerar novos conhecimentos e enfatizar que a tecnologia deve ser vista com outros olhos , fugindo da velha concepção de que a mesma só destrói o cognitivo dos indivíduos. Essa concepção é uma arma para os acomodados, que se escondem atrás dela, por outro lado, existem pessoas que vê a tecnologia com outras função, entre elas, a função mais clara se dá no ato de inovar conhecimentos, aprender a lidar com as revoluções de modo que elas não nos tragam algum dano futuramente. Para finalizar , é necessário entender que o projeto “ Esperança com tecnologia para Educação” surgiu de uma ONG periférica, cujo nome é “ ONG ESPERANÇA” , a mesma  tem como principal objetivo , transmitir  conhecimentos inovadores para cada integrante presente. A ONG até o momento conta somente com salas básicas sem recursos tecnológicos,  as salas encontradas são : sala de arte, sala de música, sala de dança, sala de jogos educativos. A ONG conta com 3 computadores instalados, para o auxílio dos professores e o projeto requer recursos para adquirir novas tecnologias para os alunos se interagir, comunicar , aprender e viver em meio as revoluções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (187.9 Kb)   docx (990.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com