TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e etapas do trabalho científico

Artigo: Estrutura e etapas do trabalho científico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Artigo  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

iuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuggggggggggggggggggggggggggggggggggghggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssshhhhjhffggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggnunca foi gentil para ser uma pessoa melhor, nunca disse que me ama, que não diz que precisa de mim, mais como esse sentimento nunca foi completo ele ficará marcado em nossas vidas.”“Mas eu desconfio que a única pessoa livre, realmente livre, é a que não tem medo do ridículo.”

— Luis Fernando Veríssimo. 1 INTRODUÇÃO

Na introdução, deve-se expor a finalidade e os objetivos do artigo, relacionando-a com a bibliografia consultada, explicitando o objetivo, bem como a justificativa do artigo. É aqui que o autor irá situar o leitor na temática desenvolvida no corpo do texto.

2 DESENVOLVIMENTO

Parte principal e mais extensa do trabalho deve apresentar a revisão da literatura, a metodologia, os resultados e a discussão. Divide-se em seções, subseções conforme a NBR 6024 (ABNT, 2003), que variam em função da abordagem do tema e do método.

O desenvolvimento pode ser subdividido em etapas, conforme segue:

Revisão da literatura: Parte do artigo científico que tem um papel fundamental, pois é através dela que o trabalho é situado dentro da grande área de pesquisa. Também é através dela que se reporta e avalia o conhecimento produzido em pesquisas prévias, destacando conceitos, procedimentos, resultados, discussões e conclusões relevantes para o trabalho;

Material e Métodos: é a descrição das técnicas, métodos, sujeitos etc., com a maior clareza possível, de forma que outros autores possam contextualizar e reaplicá-los em suas pesquisas;

Resultados e discussão: o autor deve apresentar e discutir resultados obtidos em sua pesquisa, trazendo aos leitores maiores dados encontrados na parte experimental podendo confrontá-los com os autores citados no corpo do texto.

3 CONCLUSÃO

É o lugar no qual o autor irá destacar os resultados obtidos, apontando críticas, recomendações e sugestões para pesquisas futuras. Cabe, ainda, lembrar que a conclusão é um fechamento do trabalho estudado, respondendo às hipóteses enunciadas e aos objetivos do estudo, apresentados na introdução. Nesse sentido, não se permite que nesta parte do artigo sejam incluídos dados novos, que já não tenham sido apresentados anteriormente.

ABSTRACT, RESUMEN OU RÉSUMÉ

Escrever, em língua estrangeira, texto em fonte 12 e espaçamento 1,5, com recuo na primeira linha e em parágrafo simples, não ultrapassando 250 palavras. Escrever texto em fonte 12 e espaçamento 1,5, com recuo na primeira linha e em parágrafo simples, não ultrapassando 250 palavras. Escrever texto em fonte 12 e espaçamento 1,5, com recuo na primeira linha e em parágrafo simples, não ultrapassando 250 palavras. Escrever texto em fonte 12 e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com