TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e organização do Projeto Político Pedagógico

Artigo: Estrutura e organização do Projeto Político Pedagógico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Artigo  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa tecer algumas considerações referentes ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola atual. E para a realização do mesmo tomarei como referencial teórico, alguns textos de fundamental pertinência, pertencentes a Arnoldo Nogaro e Ilma Passos. Veremos que ambos os autores vêem nos chamar a atenção no sentido de nos ajudar a pensar de maneira mais reflexiva acerca do presente contexto educacional e de acordo com os mesmos, necessitamos mais do que nunca, lutarmos em prol de direitos iguais para todos os estudantes, principalmente na maneira de ensinar.

Um Projeto Político Pedagógico ao ser organizado ou administrado à elaboração apresenta a função de auxiliar na conquista e concretização da autonomia da escola; precisa deste modo, ser disposto e regido por visões de conhecimento, gerando o desenvolvimento incondicional dos indivíduos, atualizando-se e transformando-se de acordo com os progressos e as transformações da comunidade escolar

O objetivo desse trabalho é compreender a estrutura e organização do Projeto Político Pedagógico, bem como a sua importância para o trabalho da equipe escolar.

DESENVOLVIMENTO

Sabemos que a escola se insere na comunidade como, sendo, uma das principais instituições formadoras de personalidades, caráter e, de convívio sócio-cultural. Assim faz-se necessário que a mesma não permaneça inerte nas conjecturas de que a educação se constrói dentro de um vazio ideológico, onde a teoria vivenciada nos centros acadêmicos desenvolve o seu papel por excelência.

O projeto político pedagógico vem para fomentar a discussão e a reflexão sobre qual modelo de escola queremos; participativa e comprometida com a relação sociedade-escola; ou impositiva, que já têm os seus métodos de ensino-aprendizagem já definidos pelos modelos cartilhados.

E importante nos dar por conta de que o Projeto Político Pedagógico tem se apresentado como objetivo de estudos tanto para professores quanto para pesquisadores, perpassando instituições, num âmbito nacional, estadual e municipal. Na busca de um avanço na qualidade de ensino, buscando repensar que a escola deve fazer isso levando sempre em conta os seus alunos.

No dizer de Nogaro, a ausência de um PPP impossibilita o desenvolvimento educacional de toda e qualquer escola. E uma das coisas que precisamos saber, é que não se pode entender a questão política pedagógica como mecanismos dissociados e/ou avulsos, quando ambos andam juntos.

O Projeto Político Pedagógico preocupa se em propor uma forma de organizar o trabalho pedagógico visando ma superação de conflitos, buscando rechaçar as relações competitivas, corporativas e autoritárias. Na tentativa, de acabar com a rotina do mundo interno da instituição.

A escola ajuda os educandos á “abrir os olhos” no sentido de perceberem e defenderem seus direitos perante a sociedade. Mais ou menos nessa linha Gadotti enfatiza o seguinte: “Todos não terão acesso à educação enquanto todos – trabalhadores e não trabalhadores em educação, estado e sociedade civil – não se interessarem por ela. A educação para todos supõe todos pela educação” (2001, p.40).

Sabemos que o PPP está relacionado com a organização do trabalho pedagógico em pelo menos dois momentos decisivos segundo Ilma Passos ”como organização da escola como um todo e como organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imitado, procurando observar a visão da totalidade” (1995, p.14). Para a organização desse projeto é de suma importância a ação de todos os que fazem parte do funcionamento da escola, inclusive os pais dos alunos que freqüentam a mesma. Com isso, fica claro que é preciso agir em conjunto, só assim é possível haver um bom funcionamento no dia a dia da vida escolar. Em vista disso cabe nos lembrar que o ponto central do PPP é sem duvida a preocupação com a forma que se processa o ensino na sala de aula, na intenção de formar cidadãos capacitados e que possam sem maiores problemas interagir na vida socioeconômica, política e cultural do país.

O projeto pedagógico não é um componente burocrático e sim uma ferramenta de gestão e de compromisso político e pedagógico no coletivo. Não é feito para ser dirigido para alguém ou algum setor, contudo sim para ser empregado como referência para as lutas da escola. É um resumo das condições e funcionamento da escola e ao mesmo tempo um diagnóstico seguido de compromissos aceitos e firmados pela escola consigo mesma – sob o olhar cuidadoso do poder público (FREITAS, et al., 2004, p. 69).

As principais características de um projeto político-pedagógico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com