TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos de opções linguísticas

Ensaio: Estudos de opções linguísticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Ensaio  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1

As funções de linguagem estudadas em nosso material didático, estão relacionadas à intenção comunicativa. Leia os três textos que seguem e explique, de forma fundamentada, qual é a função de linguagem predominante, sublinhando trechos dos textos para comprovar as suas explicações. (3,0 pontos)

Texto 1 -

A Defesa Civil e a Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso vistoriaram a área do Parque da Chapada, onde seis turistas ficaram feridos após o desabamento de parte do paredão que dá acesso a uma cachoeira. A sugestão dos especialistas é de que a área seja interditada e desativada. Segundo o major Elton Guilherme Crisóstomo, coordenador de Resposta a Desastres e Reconstrução da Defesa Civil, existem fissuras no paredão Véu de Noiva, o qual desmoronou na segunda-feira (21). Crisóstomo afirma que o deslizamento deriva de processos erosivos, ação do tempo e ventos, o que torna impossível a previsão de uma nova queda do local. A Defesa Civil vai elaborar um documento, que será entregue ao Ibama e encaminhado à administração do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, com as áreas definidas como seguras para visitação.

Fonte: <http://www.clicabrasilia.com.br/portal/noticia.php?IdNoticia=54845>. Acesso em: 26 out. 2012.

Texto 2

Liberdade de imprensa

A censura é a arte de descobrir nas artes literárias ou dramáticas as intenções malévolas. O ideal é descobrir essas intenções, mesmo que o escritor não as tenha. A divisa do censor é: "Cortemos... cortemos..." - sempre restará muita coisa. O censor deve estar persuadido de que cada palavra de uma obra contém uma alusão pérfida. Quando conseguir descobrir a alusão, cortará a frase; quando não descobrir, cortará do mesmo modo, pois as alusões dissimuladas são as mais perigosas. (Wagner Pedro Sarraf Ferri - O Estado de São Paulo, 5 de julho de 1991.)

INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prático de leitura e redação. 3. ed São Paulo: Scipione, 1992. 223p. (com adaptações)

Texto 3

PENSAR É TRANSGREDIR

... Não lembro em que momento percebi que viver deveria ser uma permanente reinvenção de nós mesmos para não morrermos soterrados na poeira da banalidade, embora pareça que ainda estamos vivos. Mas compreendi, num lampejo: então é isso, então é assim. Apesar dos medos, convém não ser demais fútil nem demais acomodada. Algumas vezes é preciso pegar o touro pelos chifres, mergulhar para depois ver o que acontece: porque a vida não tem de ser sorvida como uma taça que se esvazia, mas como o jarro que se renova a cada gole bebido.

Fonte: LUFT, Lya. Pensar é transgredir. In Revista Veja, de 20 de fev. de 2008. São Paulo: Abril, ed. 2048.

Questão 2

Considerando os estudos relativos às variantes linguísticas, faça a leitura do texto que vem a seguir, e, em seguida, elabore um texto narrativo, abordando uma situação sobre de uso de gíria. (2,5 pontos)

Orientações:

a) Seu texto deverá ter entre 10 e 12 linhas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com