TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos sobre educação inclusiva no município de Taua

Pesquisas Acadêmicas: Estudos sobre educação inclusiva no município de Taua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

NOME DO AUTOR

PAULO CÉLIO PINHEIRO FURTUNA

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Tauá

2014

NOME DO AUTOR

PAULO CÉLIO PINHEIRO FURTUNA

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso Licenciatura em Educação Física da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Educação a Distância, Sociedade, Educação e Cultura, Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais e Seminário da Prática I

Tauá

2014

SUMÁRIO:

1 INTRODUÇÃO ...................................................................4

2 EDUCAÇÃO INCLUSIVA ...................................................5 ................................................................................................6

3 CONCLUSÃO .....................................................................7

4 REFERÊNCIAS ..................................................................8

Introdução

Baseado na minha pesquisa sobre educação inclusiva em meu munícipio Tauá, que se transformou em referência na educação especial na região com o projeto “ Agindo e Incluindo”, que conta com 16 salas multifuncionais, com entorno de 325 alunos com dificuldades diversas, além do atendimento nas escolas, o projeto conta com o Núcleo de Atendimento Pedagógico (Nape), situado no centro da cidade.

14 professoras atuam nas salas especiais da rede, contando com o suporte de 8 cuidadoras, que auxiliam os alunos que são dependentes de terceiros para atividades de locomoção, higiene e alimentação. Recebem formação continuada da Secretaria e atuam de acordo com planejamento feito de acordo com as peculiaridades dos alunos assistidos pelo projeto. Mais um ponto positivo a ser destacado: é fundamental que os professores da educação especial estejam em constantes mudanças de aprendizagem e a formação continuada da Secretaria proporciona isso, pois espera-se que o professor seja competente num largo aspecto de domínios, bem como em metodologias de ensino, de animação de grupos, atenção a diversidades etc. Então pode-se dizer que os professores da educação inclusiva de Tauá estão bem assistidos quanto a isso.

Aprofundando mais as minhas pesquisa conversei com alguma professores e foi unanime os problemas que a educação inclusiva ainda enfrenta em nossa cidade, Tauá como em todo o nosso pais são vistos os mesmos problemas, escolas maus estruturadas, curso preparatório para professores principalmente na área de Libra destacando-se o programa de comunicação Braile, obstáculo humano e matéria e entre outros , aliais a educação no Brasil é precária. Mais o professores com a mesma frase dizem que o movimento está crescendo e logo as barreiras vão ser vencidas. .

Gostaria de destacar a importância do atendimento inclusivo na educação em meu município a pessoas com deficiência, que até então não tinham a oportunidade de ter um atendimento especializado, No Nape, existem seis salas - informática, assistência social, pedagogia, fonoaudiologia e terapia ocupacional - e uma equipe multiprofissional preparado para receber os alunos encaminhados pelas escolas. Oportunidades como essa não existia antes no município. Fico muito feliz por Tauá ser um exemplo para todo Ceará.

Educação Inclusiva

Este trabalho busca demonstrar, entender com as disciplinas estudadas neste semestre que a educação inclusiva é um movimento mundial fundamentado nos princípios dos direitos humanos e da cidadania, tendo por objetivo eliminar a discriminação e a exclusão, para garantir o direito à igualdade de oportunidades e à diferença, transformado os sistemas de ensino, de modo a propiciar a participação de todos os alunos, com foco específico naqueles que são vulneráveis a marginalização e exclusão.

Nos estudos obtidos nas tele aulas e nas minhas pesquisas pude perceber que a lutar e as dificuldades da educação inclusiva vem desde os meados dos anos 80 e princípio dos anos 90, iniciava-se no cenário internacionais um movimento materializado por profissionais, pais e as pessoas com deficiência que a educação especial tem que ser colocada em pratica junto com a integração escolar que esteve enclausurada em uma mundo a parte, dedicando atenção a redução da proporção de alunos qualificados como deficientes ou com necessidades educacionais especiais prevalecendo assim um único sistema educativo para todos.

Destaquei na minha pesquisa o respeito a inclusão o movimento que apareceu nos EUA “ Regular Education Iniciative ” (REI), cujo o objetivo era a inclusão na escola comum das crianças com alguma deficiência. Os trabalhos de seus principais expoentes, Stainback & Stainback , (1989) & Reynolds, Wang & Walberg, (1987), delineavam a necessidade de unificar a educação especial e a regular num único sistema educativo, criticando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com