TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exame Final - Milena Luiza Brizola Walter

Por:   •  4/5/2020  •  Exam  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 7

HISTÓRIA DO BRASIL E DO PARANÁ

Exame de 1ª Oportunidade

Pedagogia

Nome: Milena Luiza Brizola Walter         Turma: 05\2018

Data: 25-03-2020                                 Prof.(a): Daniele P.

NOTA:_____________                        Tutor do módulo: Dr. Altair Galvão

Aplicador do exame: Daniele.

(2,0) Questão 1 – Com base no conteúdo apresentado, analise as seguintes afirmações e coloque V ou F, se forem verdadeiras ou falsas, respectivamente:

[V]         O Tratado de Tordesilhas foi um acordo assinado entre Portugal e         Espanha,         alguns anos antes da chegada dos portugueses nas terras         brasileiras.

[F]        A abolição da escravidão no Brasil ocorreu após a Proclamação da         República, pela Princesa Isabel.

[F]        A principal razão da Inconfidência Mineira foi a mudança da capital da         colônia de Salvador para o Rio de Janeiro.

[V]        A transferência da Família Real Portuguesa para o Brasil marca um         período de muitas obras, como a criação da Biblioteca pública e do         Banco do Brasil.

[V]        A constituição de 1891 implantou o voto universal para os cidadãos,         com exceção das mulheres, analfabetos e militares de baixa patente.

[V]        A chamada política do Café com Leite ficou assim conhecida porque a         maioria dos Presidentes daquele período era paulista ou mineiro.

[F]        O primeiro período do governo Vargas teve como mérito a         consolidação da         democracia no país.

[F]        A ditadura militar, iniciada com o golpe de 1964, ficou notabilizada         pelas         diversas leis que resgatavam a democracia.

[F]        A Guerra do Contestado foi uma revolta armada do povo da região da Província do Paraná pela sua emancipação política em relação ao         Estado de         São Paulo.

[F]        A colonização do Norte do Paraná teve grande participação dos         ingleses, por         meio da Paraná Plantations, sucedida pela Companhia         de Terras do Norte         do Paraná.

(1,0) Questão 2 – Complete:

  •  Os dois primeiros presidentes da República do Brasil (República da Espada) foram: Marechal Deodoro Da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto.
  •  Na chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, o Rei era D. João, e seu filho, que seria coroado Imperador, era D. Pedro.

(1,0) Questão 3 - Com referência ao conteúdo da apostila, enumere a segunda coluna, relacionando os conceitos com os personagens históricos da primeira coluna:

1) Castelo Branco                         (4) Independência do Brasil

2) Getúlio Vargas                         (3) Deposto pelo Congresso (impeachment)

3) Fernando Collor                         (1) Primeiro Presidente do Regime Militar

4) D. Pedro I                         (5) Proclamação da República

5) Marechal Deodoro                 (2) Presidente durante a II Guerra Mundial

(1,0) Questão 4 – No período conhecido como Brasil Colônia, que terminou com a Independência em 7 de setembro de 1822, a primeira fonte de riqueza produzida no Brasil foi a cana de açúcar. Disserte sobre a forma como essa riqueza era produzida.

(1,0) Questão 5 – Em 1798, baseada em teorias iluministas, aconteceu a revolta conhecida como Conjuração Baiana. Escreva o que você sobre ela.

(1,0) Questão 6 – Os dois primeiros presidentes da República brasileira foram militares. Depois deles, veio um período chamado de “República café com leite”. Qual a razão desse nome e quais suas implicações políticas?

(1,0) Questão 7 – Por que os dois períodos em que o Brasil foi presidido por Getúlio Vargas foram tão importantes para a política e para o desenvolvimento do Brasil?

(2,0) Questão 8 – Cite os cinco principais ciclos econômicos no desenvolvimento da história do Paraná e escreva sobre os principais aspectos de pelo menos dois deles.

                                                                        Boa prova!!!

Respostas

  • Questão 4.

A Cana de açúcar era plantada, pelos escravos, em grandes canaviais. Eles cortavam a cana e carregavam em carros de bois até as oficinas onde era feito a moagem da cana, o cozimento e a purificação do açucar. La, a cana era esmagada, onde se obtinha o caldo.

  • Questão 5.

A conjuração Baiana foi uma revolta social de caráter popular, que acontecei na Bahia em 1798. Defendeu importantes mudanças sociais e políticas na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (84.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com