TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FRANCINE DE CARVALHO FÁVARO TEIXEIRA

Por:   •  30/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

                      FRANCINE DE CARVALHO FÁVARO TEIXEIRA

RGM- 24292575

Diante da realidade intensa e de inúmeros desafios educacionais, a Escola Municipal Santa Fé, em Teresina (PI), junto ao professor de Língua Portuguesa, lança o projeto “Apaixonando leitores” com objetivo de estimular ações que despertassem o interesse dos alunos pelas aulas e oferecessem elementos adequados e significativos ao conhecimento e ao entrosamento escolar. A metodologia do projeto partiu da arte literária, das artes cênicas, da pintura, da escultura, e da música para oferecer acesso a um universo diferente, prazeroso, de boa execução e, acima de tudo, diferenciado nos resultados. Em sua proposta, o projeto visou estabelecer relações entre teoria e prática e entre os conteúdos estudados em sala e o dia a dia dos alunos, O nome “Apaixonando leitores” veio do objetivo de fazer com que cada aluno se tornasse um apaixonado pela leitura e inspirasse outras pessoas. “Apaixonando leitores” foi uma oportunidade de estímulo à leitura e instrumento para que os jovens percebessem que ler pode ser divertido e prazeroso, e não apenas uma obrigação. O professor usa como metodologia os mais variados tipos de leitura e gêneros, envolvendo os alunos nas atividades sugeridas e, por meio delas, ampliando horizontes pessoais e culturais, garantindo uma formação crítica e emancipadora. As habilidades trabalhadas pelo professor diante da linguística de leitura, escrita e oralidade pelas normas da BNCC foram EF15LP02; EF15LP03; EF15LP04; EF15LP09; EF15LP19 e EF02LP26. Trabalhar os conteúdos de forma que os alunos se interessassem pela leitura e diante disso a escrita, o reconhecimento de ideias centrais, o reconhecimento do ambiente social, o argumento acerca da realidade vivida de cada um, a oralidade foi um desafio para a escola e o professor, pois na contemporaneidade nos deparamos com a falta de interesse pela leitura, devido a se ter de tudo pronto nas redes sociais, nada mais se pesquisa, se lê, se absorve de modo a gerar transformação.

O canal da rede Cultura de Televisão apresentou no dia 22/04/2021 uma matéria falando sobre o baixo QI(Quociente de Inteligência), dos filhos do século XXI, onde o psicólogo e professor da USP Cristiano Nabuco acrescenta que o Brasil esta no 2º lugar no ranking do uso da internet, levando a gerar um grau de menor inteligência, pois os sujeitos não conseguem absorver dentro de um texto palavras suficientes para gerar um aprendizado, pois pulam, saltam de palavras para palavras não concretizando uma informação por inteira.” Quanto mais rápido você for na internet, menos criativo você será” (Nabuco, 22/04). Assim desenvolver um projeto audacioso como este da escola de Teresina, é de certa forma estar num ringue onde você terá que usar de todas as artimanhas para levar o aluno ao interesse do que é a leitura, e não ao que já está mastigado e pronto.

REFERÊNCIAS

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/ensino-fundamental-anos-iniciais/,. Link de acesso ao trabalho da escola Municipal de Santa Fe, Teresina (PI), Acesso em 15/05.

http://www.pmpf.rs.gov.br/servicos/geral/multimidia/bncc_5_ano_contribuicoes.pdf.

https://www.youtube.com/watch?v=B3UtYyJl7kY acesso em 17/-5 Geração Digital e o Impacto na Inteligência | 22/04/2021

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com