TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS FILOSOFICOS ESTUDO DE CASO

Por:   •  11/7/2017  •  Projeto de pesquisa  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 2

MARINHA DO BRASIL

DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA

DEPARTAMENTO DE ENSINO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIA EDUCACIONAL

CURSO ESPECIAL DE METODOLOGIA DIDATICA [C-ESP-DIDATICA]

FUNDAMENTOS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

UNIDADE DE ENSINO I – FUNDAMENTOS FILOSOFICOS

ESTUDO DE CASO

1) Breve resumo do enunciado.

Sebastião é um operário de uma fábrica que certo dia acordou pensativo sobre a vida, o trabalho e a rotina, e que após assistir um filme sobre a revolução industrial ficou ainda mais descontente com o ritmo que sua vida levava.

2) Argumentação: formulação do problema com embasamento teórico nas aulas.

Sebastião é um homem livre que trabalha em uma fábrica. Após um tempo de trabalho, Sebastião achou sua vida muito repetitiva e monótona, pois fazia sempre as mesmas coisas todas as semanas, dia após dia, nada de novo, nada a inventar. Torcia para que chegasse o final de semana para que pudesse sair como a Maria Rita, dançar e tomar umas cervejas. Após assistir um filme sobre a revolução industrial indicado pelo professor de história, Sebastião ficou ainda mais pensativo, não foi mais o mesmo no seu trabalho e se sentia estranho com os colegas. Mas Sebastião tinha compromissos em casa, contas a pagar e não podia largar o trabalho simplesmente por uma desilusão com o trabalho, resolveu então procurar o professor para tentar entender o que se passava em sua cabeça.

3) Solução para o caso: relação com o conteúdo estudado e correlação com situações reais ou com experiências vivenciadas.

Sebastião vive em uma sociedade capitalista, sistema que dá às pessoas a possibilidade de se integrarem na sociedade para buscar seu sustento da maneira que acharem melhor. Mas Sebastião se sentiu pouco valorizado profissionalmente, pouco reconhecido, sua vida se tornou repetitiva e monótona. Por estar em uma sociedade livre, Sebastião tem a liberdade para usar da melhor maneira suas aptidões, qualificar-se, para assim, estar apto a atender as necessidades e vontades das outras pessoas e ter suas necessidades e vontades atendidas também. Sebastião tem a liberdade de escolher a carreira profissional que desejar, de escolher a melhor maneira para garantir seu sustento, e se integrar a partir daí na sociedade. Mises já dizia: “Quando há economia de mercado, o indivíduo tem a liberdade de escolher qualquer carreira que deseje seguir, de escolher seu próprio modo de inserção na sociedade”. Margareth Thatcher disse que acredita no direito do homem de trabalhar como quiser, de gastar o que ganha e de ser dono de suas propriedades.

Sebastião deve avaliar os bônus e os ônus que terá em permanecer no emprego. Se ele está sendo pouco reconhecido e valorizado, é quase certo que está gerando pouco valor na vida dos outros. E nesse caso, é livre para mudar de emprego, e até de profissão. Sebastião também é livre para formar uma cooperativa, para junto com outras pessoas, trabalharem juntos, sem patrões.

Referências Bibliográficas:

Sinotti, Evandro Wellington, Não, Sr Comuna! Guia para desmascarar as falácias esquerdistas. Pirassununga: Evandro Sinotti. 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com