TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ficamento de Citação Direta

Por:   •  12/6/2019  •  Resenha  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

 Fichamento de ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: métodos e práticas escolares

Daniela Martins

...alfabetizar está muito além de ensinar grafia e o reconhecimento oral das palavras. Alfabetizar é estar comprometido com a aprendizagem e a formação de pessoas autônomas, é respeitar fases e tempos de aprendizagem, e aceitar que na sala de aula se configura uma multiplicidade de saberes, que consequentemente, exige de nós professores, práticas, métodos e concepções que atendam essas multiplicidades.

A construção da alfabetização deve acontecer de uma maneira geral e ampla, reconhecendo e dando ênfase a todas as qualidades que o aluno traz consigo, trabalhando essas qualidades em favor de sua aprendizagem...

A alfabetização é um processo complexo, que se inicia a partir das hipóteses realizadas pelos alunos, sendo seguida por um percurso que envolve diferentes etapas de conhecimento de sons e imagens, culminando na apropriação da língua escrita...

Dentro do processo de alfabetização, mais do que aderir a novas concepções metodológicas, se faz importante considerar o sujeito no processo, com seus limites e suas capacidades de aprendizagem. Segundo a professora A, o que ela considera mais difícil na hora de alfabetizar uma criança...

...instabilidade na aprendizagem acaba por prejudicar o processo de aprendizagem das crianças porque, em alguns momentos elas estão se policiando, se autocorrigindo e muito preocupadas em não cometer erros e, em outros, estão aliviadas, mais soltas e à vontade. Infelizmente, essa situação não contribui em nada para seu desenvolvimento.

...os métodos e práticas de alfabetização existentes na escola são da escolha de cada profissional, e os professores têm autonomia para escolher seus métodos de trabalho.

...certo rigor no processo de alfabetização que acaba por limitar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, pois, infelizmente, as abordagens pedagógicas e os métodos aplicados em sala não dão aos professores, nem aos alunos, a oportunidade de fugir do conteudíssimo.

...sem uma ação docente coerente com a realidade exposta, se torna impossível formar pessoas críticas e capazes de lutar com dignidade pela vida, em consonância com aquilo que é seu direito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com