TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - Escritos Sobre a Universidade

Por:   •  23/9/2018  •  Resenha  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  926 Visualizações

Página 1 de 3

FICHAMENTO - Marilena Chauí

ITENS

CONTEÚDO

COMENTÁRIOS

  1. Tipo de Obra

  1. Ano de Publicação

  1. Editora
  1. Edição
  1. Quantidade de Páginas
  1. Título
  1. Título Original
  1. Título do Capítulo
  1. Localização
  1. Autor
  1. Tradutor
  1. Tema
  1. Palavras-chave

Livro

2001

São Paulo Editora - UNESP

1ª Edição

205

Escritos sobre a Universidade

Escritos sobre a Universidade

A Universidade na Sociedade

Online: https://goo.gl/f8hcQE

Marilena Chauí

Ausente

Defesa da Universidade Pública como Direito Democrático

Universidade, Educação.

Conhecimento, Heteronomia, Organização, Neoliberalismo.

(Página 34)

“Questionamentos sobre a relação da universidade com a sociedade. Pressupondo duas realidades, em qual ponto elas se encontram?”

(Página 35)

“A universidade é uma instituição social. Isso significa que ela realiza e exprime de modo determinado a sociedade de que é e faz parte.”

(Página 36)

“Alguns temas se tornaram hegemônicos no debate  sobre a universidade [..]. Aceitação da ideia de avaliação  sem consideração do ensino do primeiro e segundo graus do aluno. Aceitação da avaliação  acadêmica pelo critério de titulação e publicações. Aceitação do critério de distribuição de recursos por linha de pesquisa [...].Aceitação da ideia de modernização via privatização e terceirização”

(Página 36)

“Seja para opor ou defender as ideias, o campo está predeterminado e predefinido pela ideologia neoliberal.”

(Página 36)

“... Porquê nesse país a educação é considerada privilégio e não um direito dos cidadãos. Como o fez? Cassando seus melhores professores, abolindo a Escola Normal na formação dos professores do primeiro grau, inventando a licenciatura curta, alterando as grades curriculares, inventando os cursos profissionalizantes irreais, estabelecendo uma política do livro baseada no descartável e nos testes de múltipla escolha, e , evidentemente, retirando recursos para manutenção e ampliação das escolas e, sobretudo, aviltando de maneira escandalosa os salários dos professores.”

(Página 37)

“A universidade pública tem aceitado passivamente a destruição do ensino público de primeiro e segundo grau, a privatização desse ensino, o aumento das desigualdades educacionais e um sistema que reforça os privilégios porque coloca o ensino superior público a serviço das classes e grupos mais abastados.”

(Página 38)

“Os universitários tendem cada vez mais a separação entre docência e pesquisa.”

(Página 39)

“Aceitação dos financiamentos produz perda a autonomia ou liberdade.”

(Página 40)

“Reforço da carência e do privilégio no caso do corpo discente.”

 

 

Necessidade de discussão do real papel da universidade na sociedade. Qual as atribuições e relação de um com o outro? Como a universidade contribui para uma sociedade melhor e vice-versa?

A universidade e a sociedade não são itens mutuamente exclusivos, sendo que os acontecimentos sociais refletem na cotidiano da universidade. Dessa forma, os eventos ocorridos na universidade, bem como suas consequências, refletem a sociedade na qual ela está inserida.

Embora existam diversos problemáticas envolvendo a universidade, quatro principais questões envolvem as pesquisas e debates acerca do tema. Isso demonstra uma estagnação em relação a progressão dos debates e a ineficácia das soluções empregadas. Apesar de tais fatos, devido ao seu nível de complexidade, os problemas devem continuar a ser discutidos visando a melhora do sistema educacional.

A ideologia neoliberal prega a privatização da educação, tornando-a independente do Estado. Tal ação tende a degradar o sistema educacional a medida que ele toma um viés mais econômico do que objetivo.

Evidencia as medidas tomadas para degradar o sistema educacional nos anos 70-80.

No contexto atual no qual a sociedade está inserida, este quadro vem sofrendo agravantes. Há quem defenda a ideia de “democratizar” a universidade pública, propondo que a mesma se torne “privada”, dessa forma, excluindo os mais pobres, que não tem como pagar pelo ensino.

Limitação dentro da hierarquia impossibilitando o senso crítico dos alunos, dado que a inexperiência dos alunos com uma determinada área limita sua área de atuação e provoca uma limitação ideológica.

A tendência neoliberalista, quando inserida no contexto universitário, provoca uma tendência de investimentos e direcionamento das pesquisas para um viés mercadológico.

Os alunos vindos do ensino privado, além da clara vantagem em relação aos alunos de escola pública, geralmente possuem melhores condições de vida de modo geral, o que só reforça essa vantagem, visto que o ensino superior impõe muito mais dificuldades aos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (90.6 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com