TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO DO LIVRO: A UNIVERSIDADE DO SÉCULO XXI

Por:   •  23/1/2018  •  Resenha  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE DIREITO

Sivaldo de Jesus Barros

FICHAMENTO DO LIVRO “A UNIVERSIDADE DO SÉCULO XXI”

 DE BOAVENTURA SILVA SANTOS

Salvador

2018

1) Os últimos dez anos

1.1) A universidade sofre de uma vasta e complicada crise institucional. Esta crise institucional levou a outros dois problemas na universidade: a perda da sua hegemonia e da sua legitimidade devido ao crescente segmentação do sistema universitário e à desvalorização dos sistemas universitários. (p. 15)

1.2) Isso ocorreu pela falta de interesse estatal no investimento da faculdade como politica pública, o que resultou na secagem financeira. Nos países em que a democratização veio após um longo período ditatorial, como no caso do Brasil, a crise institucional ocorreu de dois modos: primeiro porque a falta de formação de criação crítica beneficia a sustentação do regime, reduzindo, assim, a autonomia universitária. O segundo plano era pôr a universidade de acordo com a modernização autoritária da ditadura. Este segundo fator, e também em concordância com a escassez financeira das universidades públicas, levou à mercantilização do serviço universitário. Nesse raciocínio, é fácil compreender que não ha chances de concorrência entre uma universidade publica com recursos escassos e uma particular que vende os seus serviços. (p. 16-17)

1.3) Para Boaventura Santos, a utilização universitária como serviço a foi um dos principais malefícios do ensino superior, nesse sentido, ele afirma que a universidade se transforma “num vasto campo de transformação do capitalismo educacional”  (SANTOS, 2011, p. 21)

1.4) A mercadorização da universidade consiste em dois níveis: o primeiro é a criação de receitas próprias – não dependente do Estado -  ara superar a crise institucional. O segundo, por sua vez, se resulta na eliminação da distinção entre universidade pública e privada, criando tudo numa empresa de serviço de ensino superior. (p. 21)

2) A descapitalização da universidade pública

2.1) A descapitalização da universidade pública configura-se como um problema global, no entanto, as suas consequências são diferentes entre os países mais desenvolvidos e os países menos desenvolvidos. Exceção em alguns países, como EUA e Inglaterra, o ensino superior nas nações desenvolvidas é praticamente público. Enquanto que nos países em situações financeiras mais delicadas é praticamente inviável o investimento estatal na universidade pública. (p. 12-13)

2.2) Algumas décadas depois da Segunda guerra Mundial, com a ascensão na luta dos direitos sociais e com o aumento da concorrência das empresas – necessitando-se de investimento na área da pesquisa, o acesso à universidade tornou-se cada vez mais significativo. Por outro lado, é mister apontar que houve uma certa discordância entre os investimentos públicos e a concorrência empresarial. Neste azo, Boaventura Santos exprime:  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com