TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia livro II e Terceira Onda

Por:   •  29/7/2022  •  Seminário  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 2

A proposta de Platão é uma cidade justa e ele traz como exemplo a Kallipolis a boa e bela cidade.

Platão escreve sobre a justiça a vida inteira (justiça na alma das pessoas e justiça na cidade) e para Platão a primeira coisa que a cidade e a sociedade deveriam ter era a justiça.

E ai no livro II (capitulo 2) Platão está fazendo uma separação das pessoas na cidade. Cada pessoa tem sua característica, e isso define a sua organização em relação ao trabalho. A divisão de classes fica entre guardiões, artesões e comerciantes.

Os guardiões não tocam nem em ouro e nem em prata, para não haver corrupção, além de nunca tocar no dinheiro da cidade. Eles não têm propriedade privada, não tem roupas, nenhuma vida privada eles não tem nada. E eles iriam receber um valor anual que desse para se sustentar anualmente.

Platão também diz que a felicidade dos guardiões é a felicidade da cidade. A cidade não pode só parecer ser justa, ela tem que ser justa. E é o processo de educação que vai deixar a sociedade ser justa e não somente parecer justa.

E essa parte do texto faz ligação com a terceira onda que tem o intuito de demonstrar a necessidade da filosofia junto ao governo para a realização da cidade justa, pois se os governantes fossem filósofos eles seriam amigos/ amantes da sabedoria e os filósofos governantes teriam o conhecimento, ou seja, ele diz que os guardiões deveriam ter amor a sabedoria e ao estudo, e queria que os guardiões sempre fossem eternos estudantes e amantes da sabedoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (25.3 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com