TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofo Immanuel Kant

Por:   •  9/9/2016  •  Seminário  •  1.722 Palavras (7 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 7

[1]Seminário sobre Immanuel Kant.

Equipe do

                                 [pic 1] 

Conteúdos apresentados:

Biografia, Teoria do Conhecimento, Fenômeno e Numeno, Ética e Moral, Pedagogia Kantiana, Curiosidades.

Link do Jornal KANTIANO: https://www.youtube.com/watch?v=o7X4vkg7mek

ANGELITA: Immanuel Kant nasceu no dia 22 de abril de 1724 em Konigsberg, uma pequena cidade da Prússia na Alemanha Ocidental, onde passou toda sua vida, não casou e nem teve filhos, faleceu aos 79 anos, no dia 12 de fevereiro de 1804.  

ELIZAMA: Kant estudou, obteve seu doutorado e tornou-se professor efetivo na Universidade de Konigsberg.Foi o primeiro filósofo a lecionar filosofia em uma Universidade.

ANGELITA: Foi um dos mais importantes e influentes filósofos da modernidade, também foi considerado o pai da critica. Seus estudos e ensinamentos nos campos da Metafísica, Epistemologia e Ética tiveram grande impacto sobre a maioria dos movimentos filosóficos posteriores.

ELIZAMA: Tinha como objeto da sua filosofia a teoria do conhecimento.  Na obra a critica da Razão Pura impôs os limites da razão e da experiência no nosso conhecimento.  Agora vamos exibir uma reportagem falando sobre a Classificação do pensamento.

Vídeo sobre Classificação do pensamento

ANGELITA: Iremos receber duas convidadas que irão nos esclarecer mais sobre a obra ‘Critica da razão pura’

ENTRA KEILA E THAINÁ ESCLARECER SOBRE OS CONCEITOS DO LIVRO MUNDO DE SOFIA.

ELIZAMA: Kant não acreditava que nossa moral seja baseada somente nos nossos sentimentos, para ele os homens tinham uma “razão prática” que nos diz sempre o que é justo e o que é injusto. Veremos agora uma reportagem sobre algumas das principais obras de Immanuel Kant que tem como assunto fundamental, Ética e Moral.

Vídeo sobre as obras “Fundamentação da metafísica dos costumes” e “ Crítica da razão prática”

ANGELITA: Como vimos para Kant existem leis gerais, imutáveis e definidas, que são válidas para todos os homens. Não seria um exagero dizer que ele foi o maior filósofo Moral da história e sua Moral influencia até os dias atuais.

ELIZAMA: Assistiremos agora uma reportagem feita com uma pesquisadora a respeito do que Kant fala sobre educação.

Vídeo sobre “Kant e a Educação”.

Vídeo “Sobre a Pedagogia”

ANGELITA: “Sobre Pedagogia” foi escrito para um curso de pedagogia ministrado por Kant na Universidade de Konigsberg, para ele a educação deve ser aperfeiçoada, ou seja, o conhecimento vai passando de geração para geração e melhorando cada vez mais.

ELIZAMA: Está é uma obra rica à educação e suas idéias não podem ser esquecidas por aqueles que se propõem a desenvolver a arte de educar.

Teoria do conhecimento (o que foi falado na sala)

Kant achava que tanto os sentidos quanto a razão eram fundamentais para o homem. Contudo ele acreditava que os racionalistas atribuíam uma importância exagerada para a razão e os empíricos faziam o mesmo para os sentidos.

Como ponto de partida, Kant concorda com Hume no que tange ao fato que os sentidos fornecem a base do que conhecemos e da percepção do mundo que vivemos. Mas ele também concorda com os racionalistas no que tange ao fato que a razão contém pressupostos importantes para o modo de como percebemos o mundo e tratamos nossos conhecimentos.

Use óculos com lentes vermelhas. Você verá todo o mundo a sua volta vermelho, mas isso não significa que tudo realmente seja vermelho. É essa alusão que Kant usa para exemplificar que os sentidos nos ajudam a perceber/conhecer tudo, mas nossa razão fornece uma lente ou prisma para interpretarmos o que vemos e conhecemos.

Kant então chama a atenção para que o homem, como possui o “guia” da razão para lidar com o que percebemos e sentimos, tem implicitamente limitações no que consegue compreender dado as limitações impostas pelo seu "guia". Sendo assim, questões como “vida após a morte”, “céu”, “inferno”, “universo” e outras mais devem fazer parte de nossa vida e das nossas “eternas questões”, mas nunca o homem conseguirá realmente respondê-las de modo definitivo.

Dado esse “limitador” natural, Kant afirmava que essas discussões não significavam que estamos querendo de fato responder a essas questões. Estamos, na realidade, tentando trazer a tona um conceito que foge da corrente racionalista e empírica, o elemento “fé”. Para Kant, a fé não é sentido ou razão, ela é a forma que encontramos de explicar o que pra nós nunca será explicável.

Conteúdo das Entrevistas

Ética e Moral

Repórter Keila

Alunos  de Pedagogia da Faculdade Adventista de Hortolândia em seu 1 semestre estão pesquisando sobre Immanuel Kant. As universitárias irão nos explicar um pouco de suas pesquisas nas obras fundamentação da metafísica dos costumes e critica da razão pratica argumentando principalmente sobre Ética e Moral Kantiana.

Assunto Ética.

R:  Segundo suas pesquisas qual era o conceito de Ética antes e depois da visão de Kant

(Elizama)

No decorrer da historia nos tivemos vários grupos de pensadores que se reuniram e debateram  ética. E cada um saiu com a sua conclusão. Dentre isso temos um grupo de 3 éticas que originou-se Teológicas, sendo: Ética eudemonista que tem como finalidade a felicidade , ética cristã que tem como finalidade alcançar o céu e a ética utilitarista que tem como finalidade alcançar o prazer.

E ai aparece Kant no século 18 que faz uma reviravolta neste assunto . A ética Kantiana é do tipo deontológica  pois prevalece o Dever .

‘Somos morais porque devemos ser morais e não para alcançar uma finalidade’

  Para Kant o que se classifica como Imperativo Categórico ?

(Elizama )

Primeiramente eu gostaria de explicar que a palavra Imperativo significa DEVER e a palavra Categórico significa AÇÃO MORAL.

Imperativo Categórico é o dever que as pessoas tem de agir , baseados em princípios que desejariam ver aplicados universalmente exemplo disso é: ‘’Faça aos outros o que gostaria que se fizesse a todos’’ou seja, tudo aquilo que faríamos a nós mesmo, devemos fazer a um amigo e ao próximo e se todas pessoas agir dessa maneira vai ser bom para todos. Kant diz também que somente um ser racional poderá agir conforme a lei , isto quer dizer que um animal não saberia entender e agir conforme a lei , somente nós os seres racionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (123.9 Kb)   docx (81.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com