TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferentes conceitos de espaço de acordo com os filósofos Renee Descartes e Immanuel Kant

Artigo: Diferentes conceitos de espaço de acordo com os filósofos Renee Descartes e Immanuel Kant. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/7/2014  •  Artigo  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 3

MEMORIAL

UNIDADE 1

O QUE É ISSO A QUE CHAMAMOS ESPAÇO?

Nesta unidade estudamos os variados conceitos de espaço segundo os filósofos Rene Descartes e Immanuel Kant, que serviram de ponto de partida para muitos outros pensadores, como Jean Piaget. O movimento, a vida humana, é o gerador da ideia de espaço. E para termos a percepção deste espaço, utilizamos os sentidos: paladar, olfato, tato, audição, visão. Observamos que representações podem ser de vários tipos, como palavras, mapas, desenhos, fotografias, desenhos e modelos reduzidos , estas duas últimas usadas para pensar a arquitetura, onde está o espaço escolar, vimos ainda as etapas a que se refere um projeto de edificação.

UNIDADE 2

O EDIFÍCIO ESCOLAR

Nesta unidade vimos que a escola pode ser compreendida como um conjunto articulado de atividades e espaços, onde as atividades de ensino e aprendizagem implicam na utilização de salas, terrenos e áreas físicas. A articulação entre as unidades escolares é responsável pela imagem que fazemos da escola, que é tratada na proposição da arquitetura do edifício, tarefa que cabe inicialmente às instituições que cuidam do planejamento escolar definindo as necessidades físicas, e também aos arquitetos ou engenheiros, que cuidam da elaboração do projeto do predio escolar. A organização do prédio e sua colocação no terreno são tarefas do projeto de arquitetura e de engenharia, que passa por quatro fases principais: a organização do programa de necessidades; o estudo preliminar; o anteprojeto e o projeto executivo. E importante que o prédio escolar esteja sintonizado com a educação, o que faz com que o trabalho de todos os envolvidos flua sem impedimentos.

As quatro principais ordens religiosas que chegaram ao Brasil: os Jesuítas em 1551, os Carmelitas em 1581, os Franciscanos em 1585 e os Beneditinos em 1592, trouxeram religiosos que aqui construíram colégios inspirados na arquitetura europeia. Após a expulsão dos jesuítas, foramcriadas as aulas régias, que eram cursos ou disciplinas isolados, em diferentes espaços: na casa do mestre, em conventos ou outros lugares da cidade. Em 1798 é fundado o Seminário de Olinda, o prédio seguia em linhas gerais a arquitetura inaciana, contudo mais aberto. Com a chegada da corte portuguesa, a educação vai se organizando em novas bases. Na República Velha, os prédios escolares passam a adotar uma arquitetura imponente, com localização central nas cidades. Com o passas das décadas e as mudanças de foco e de objetivos educacionais, as instalações escolares ganham novos ambientes de trabalho e de estudo, como as salas ambientes, laboratórios e oficinas.

UNIDADE 3

A ESCOLA

Alguns estudiosos da educação como Maria Montessori, Basil Bernstein e Paulo Freire, concordam em dois pontos a respeito do espaço da escola: o primeiro é que ele precisa ter qualidade de arquitetura. Todos eles estão preocupados com a organização ambiental da escola e também com o uso apropriado de suasistalações físicas, num clima de respeito mútuo entre os educandos, os professores, os funcionários, a vizinhança local, entre outros. O segundo ponto são as condições ambientais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com