TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formigueiro on line

Por:   •  2/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.883 Palavras (8 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 8

 FORMIGUEIRO ON-LINE

Karina Costa Machado                                RA 1330874

                 Lúcia Elaine Mendes Mota Couto                      RA 1330059

                Tatiane de Lima Batista                              RA 1116153

POLO UNIP

São José dos Campos SP

Colégio Objetivo Aquarius

2015

JUSTIFICATIVA

Pensar em uma Escola como espaço dialógico, é pensar em uma Escola inclusiva, no sentido de ser efetivamente pra todos, onde um problema é assumido por todos, os esforços se somam na superação das adversidades, o aluno é o centro de toda ação, as políticas educacionais, assim como as tecnologias de comunicação não são vistas como entraves, mas como aliados, meios de se garantir o direito de todos à oportunidade de acesso e permanência, construção de uma educação melhor e mais humana.

Neste espaço educativo o trabalho se desenvolve com ações conjuntas, onde estas são somadas, esforços multiplicados, para que as dificuldades sejam superadas, diminuídas, e as conquistas divididas, todos têm um papel fundamental para a concretude de uma educação de qualidade que se desenvolve na unidade de toda comunidade escolar: trio gestor (diretor, supervisor, orientador), professores, alunos, funcionários, pais, e comunidade.

Assim nasce o projeto de uma rede solidária formigueiro Online, onde as tecnologias já tão presentes em todo meio de convívio social,  se torna aliada do ensino e aprendizagem, através do desenvolvimento de uma página no facebook e de grupos de whatsapp, buscamos a união de todos na resolução dos problemas que permeiam o dia a dia de uma escola,  para a concebermos como espaço de troca e vivências significativas, onde nada se faz sozinho, parceria é palavra de ordem, para se chegar mais longe.

Pensamos a escola como ambiente de cooperação, onde podemos compará-la a um formigueiro, por se tratar de ambiente altamente ativo, organizado. Formigas são consideradas insetos sociais por viverem e trabalharem juntas, em comunidade, embora sejam divididas em classes ou castas e cada membro tenha uma função a cumprir, o trabalho é manter o formigueiro vivo, uma rainha é um membro importante, mas não governa, não mantém o formigueiro sozinha, o trabalho é conjunto, assim pensamos este projeto, onde a escola é o formigueiro, onde todos trabalham juntos para superar dificuldades e mantê-lo funcionando, produzindo, e este formigueiro está on-line, ligado, conectado, trabalhando em parceria.

SITUAÇAO PROBLEMA

Observando os problemas constantes que os professores estão vivenciando com os alunos em relação aos smartfones e tablets (utilização em horário de aula), etc e o crescente interesse das crianças e jovens em utiliza-los a qualquer momento faz com que seja pensada uma forma de canalizar e focar o uso da internet, redes sociais, smartfones, tablets, em benefício do ensino e aprendizagem. Evidenciar que podemos nos beneficiar do uso destas ferramentas também em nossa prática educativa diária.


PÚBLICO ALVO

Crianças e jovens do Fundamental I (a partir do 5º ano) e II de uma escola municipal de São José dos Campos.

OBJETIVO

Criação e manutenção de uma página no faceboock, onde toda comunidade escolar é convidada a participar. Como? Propomos que alunos/professores possam compartilhar ali suas dificuldades e êxitos diários com as disciplinas desenvolvidas no dia a dia em sala de aula com suas respectivas turmas, e todos possam postar sugestões, caminhos que venham a somar forças para superação das questões levantadas, a partir destas podem surgir os grupos de whatsapp para turmas a partir do 5º ano para aprofundamento e estudos, com objetivo de superar obstáculos, possibilitar que todos os alunos possam se beneficiar desta educação solidária,   tornando-a assim mais eficiente.

Encurtar os espaços existentes entre gestão da escola, corpo docente e alunos entendendo que toda liderança só se torna eficaz se favorecer o trabalho diário do professor, resultando em êxito para o aluno.

Fazer uso de ferramentas tão presente no dia a dia, como a internet, o celular, as redes sociais, que muitas vezes são vistas como entraves, como meios de dispersão, e chegam a ser proibidas em algumas escolas, mas que com regras e bem direcionada seu uso pode beneficiar a prática diária educativa.

EMBASAMENTO TEÓRICO

PERCURSO METODOLÓGICO

Estudo de campo desenvolvido em reuniões do corpo docente, Orientador Educacional, coordenador pedagógico para levantamento e coleta de dados sobre as dificuldades enfrentadas pelo docente e alunos para o desenvolvimento da prática educativa em sala de aula, a realidade cotidiana, e como as TICs (tecnologias da informação e comunicação), podem ser utilizadas como ferramenta para auxiliar o professor na superação destas.

Levantamento junto ao diretor da estrutura física da escola e do uso das TICs (tecnologias da informação e comunicação) se possui laboratório de informática, internet, regras para uso, implementação de melhorias, parcerias.

Reunião do trio gestor para possibilidades de adequação e melhorias das políticas públicas voltadas para inclusão digital, cursos de capacitação de professores, palestras para os alunos com profissionais da área de comunicação e tecnologia (TIC's) como estas podem adequar-se a realidade escolar local.

Criação de regras para o uso das redes, alimentação e manutenção da página do facebook, e dos grupos de estudo via whatsapp.

Divulgação para comunidade escolar, das propostas de intervenção e combate ao baixo rendimento escolar.

RECURSOS


CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

1º dia - Reunião dos professores com o trio gestor para construção da Página do Face e do Grupo do Whatsapp e estipular regras iniciais para uso, administrador das duas redes sociais.

2º dia - Palestra com o profissional da área da comunicação (contatado pelo próprio Supervisor de Ensino). Este falará as crianças sobre a importância das redes sociais e sobre o futuro dessas mídias.

3º dia - Logo após a palestra, os professores darão a introdução ao Projeto com as criança, passando a eles o professor administrador da página do Face e do Whatsapp e as regras iniciais, porém os próprios alunos instituirão regras que acharem necessárias que serão agregadas em post fixo no Facebook, repassadas no Whastapp e afixadas nas paredes das salas participantes do Projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (88.4 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com