TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Friccionalidade Narrativa em "O Escaravelho do Diabo"

Por:   •  29/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

 Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro Curso de Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental Ficcionalidade e narrativa em “O Escaravelho do Diabo” Disciplina: Literatura na Formação do Leitor Coordenadora: Márcia Cabral da Silva

 Aluna:

                                                                       

Ficcionalidade e Narrativa e, O Escaravelho do Diabo

O capítulo escolhido foi: Capítulo XI O VISITANTE NOTURNO

No inicio do capitulo vimos a preocupação em informar o tempo, mostrando que como na realidade, zoológicos tem hora para abrir. A coerência do horário também está explicita na fala do guarda:

“— O meu relógio marcava uma hora e quinze minutos da madrugada. (...).”

Percebemos a presença da ficção quanto à fala do guarda neste diálogo:

“— Ora, ora... A gente não ia pôr o defuntinho no caixão e enterrar, não acha? Jogamo-lo no lixo, simplesmente”

Onde a linguagem empregada, não exprime espontaneidade, distanciando-se da forma real como as pessoas se comunicam, visto que não é de costume o emprego de sentenças gramaticalmente corretas como no caso do “jogamo-lo”.

A obra em si apresenta o conceito de verossimilhança, pois no geral o desencadear dos fatos consegue com que “compremos” a ideia de assassino misterioso e o desenrolar da historia, como neste caso a visita ao zoológico, para averiguar a morte de um pássaro, relacionando este caso com as demais mortes, nos leva a confiar na veracidade da investigação por exemplo.

Os elementos do gênero narrativo que o capitulo em questão apresentam são:

Narrador: Está explicito o tempo todo o tempo: 8:00 horas da manhã e oespaço: Jardim Zoologico. O enredo bem a ser a investigação do estrangulamento do galo- da- serra, para solucionar as demais mortes misteriosas. Quanto aos personagens temos neste capitulo o guarda, o Subinspetor Silva, Alberto, Rachel Saturnino, Veronica, Mr. Gedeon, Mr. Graz

Se configura como Romance pois é uma narrativa longa e dividida em capítulos, possui personagens variadas em torno das quais acontece a história principal e também histórias paralelas a essa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com