TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Educação

Tese: Fundamentos da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  Tese  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 4

Gabarito AD1 – Fundamentos da Educação I – Coord: Prof. Liliane Sanchez (2013/2)

OBS: Tendo em vista o caráter subjetivo das questões propostas e o fato de serem dissertativas, este gabarito pretende servir apenas como modelo para a análise das respostas, apresentando trechos dos capítulos que apontam os principais conceitos a serem desenvolvidos e abordados em cada questão. No entanto, os tutores responsáveis pela correção das avaliações devem exercer seus potenciais de autonomia reflexiva e interpretativa na realização das correções, considerando as argumentações desenvolvidas por cada aluno, mas, respeitando os conteúdos abordados na disciplina.

Questão 1 (Valor 5 pontos):

Além de ter sua existência condicionada pelo mundo natural com que se defronta, o homem vê-se condicionado pelo próprio mundo que edifica, graças a sua capacidade criativa ímpar entre todos os animais. Os homens constantemente criam suas condições de existência, produzindo sentidos à ela. Diferentemente dos animais, que apenas reagem às condições que lhes são impostas pelo meio em que vivem, os homens vão além: criam seu próprio mundo, produzindo “cultura”, atuando e transformando o mundo natural pré-existente e influenciando as futuras gerações. Nesse sentido, podemos dizer que os homens são condicionados pelo ambiente no qual se inserem (o meio faz o homem), mas, também podemos dizer que o homem influencia esse mesmo ambiente onde está inserido (o homem faz o meio), produzindo transformações nesse ambiente, que também incidirão sobre a própria existência humana. Devido ao fato de o homem ser “inacabado”, em processo contínuo de auto-criação, ou seja, sempre em processo de “humanização”, é que ele torna-se diferente de acordo com o meio, o contexto social-histórico, as influências educativas e culturais sofridas e vivenciadas.

Sendo assim, o homem, que ao nascer traz algumas características comuns a sua espécie e algumas particulares, ao entrar em contato com o meio (o mundo), vai se tornando “humano” à medida que convive e começa a fazer parte de determinado grupo social, da “humanidade”, devido a sua capacidade de adaptação e transformação. Através das informações e influências recebidas de seu meio, o homem vai se auto-criando, num processo contínuo de “humanização” (tornar-se humano, assemelhar-se a sua espécie, adquirindo características comuns). Contudo, além de receber influências do meio em que vive, através da educação e da cultura, que variam no tempo-espaço (condições históricas, geográficas, sociais, econômicas, políticas e culturais), o homem, como um ser atuante, um agente, também é capaz de exercer influências sobre esse meio (sobre as condições dadas) e transformá-lo. Sendo assim, além de estar em constante interação com o meio físico e sócio cultural, eles (homem e “meio”/“condições”) estão sempre em transformação.

Questão 2 (Valor 5 pontos):

Freqüentemente ouvimos, em nosso dia-a-dia, o uso da palavra “filosofia”em contextos bastante distintos. Os usos cotidianos do termo (senso comum) apontam tanto para um modo geral de agir quanto para a adoção de regras ou diretrizes que sirvam de orientação para um fim determinado. Podemos citar como exemplo desses usos uma notícia divulgada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com