TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia e sua prática pedagógica

Seminário: Geografia e sua prática pedagógica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/12/2013  •  Seminário  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

A geografia e sua prática docente

O ensino da geografia no Brasil iniciou-se por volta da década de 40, com a fundação da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo e o Departamento de Geografia. A concepção de ensinar geografia passou por diferentes metodologias de ensino que influenciaram e ainda influencia muito nas práticas de ensino.

A geografia tradicional tinha como meta abordar as relações do homem com a natureza de forma objetiva, buscando a formulação de leis gerais de interpretação, estudando a relação homem-natureza sem priorizar as relações sociais. Por exemplo, estudava-se a população e não a sociedade de modo geral, abstraindo assim, o homem de seu caráter social.

No pós-guerra e a partir da década de 60, o ensino da geografia tradicional sobre forte influência de Marxistas, passou por várias críticas no modo de ensinar geografia, esse novo modo de ensino não bastava explicar o mundo, era preciso transformá-lo. Assim, a geografia ganha novos conteúdos significativos na formação do cidadão.

O estudo da geografia como ciência vem sofrendo sucessivas mudanças e debates no meio acadêmico, tendo assim, repercussões diversas no ensino fundamental, impactando positivamente e negativamente. Por um lado estimulou a produção e a inovação de novos modelos didáticos, por outro lado, a rapidez dessas mudanças produzidas pelo meio acadêmico provocou a produção de inúmeras propositas didáticas, descartando a cada inovação conceitual, não havendo ações concretas para que realmente atingissem o professor em sala de aula, principalmente o professor das series iniciais que de modo geral, continuou e continua sem apoio técnico e teórico para ensinar geografia, apoiando-se apenas na descrição dos fatos e quase sempre exclusivamente no livro didático.

Segundo a análise feita pela Fundação Carlos Chagas, observa-se que as propostas curriculares produzidas principalmente nas ultimas décadas mostra que o ensino da geografia apresenta problemas epistemológicos e pressupostos teóricos. O ensino da geografia possibilita aos alunos a compreenderem de forma mais ampla a realidade, interferindo de maneira mais consciente e propositiva.

É preciso que os alunos adquiram conhecimentos, dominem categorias, conceitos e procedimentos básicos de conhecimentos que opera e constitui suas teorias e explicações, não só compreender as relações sócias culturais e o funcionamento da natureza que o pertence, mas também conhecer e saber utilizar uma forma singular de pensar sobre a realidade: O conhecimento geográfico.

Podemos observar que mesmo com esse desenvolvimento tecnológico dos dias atuais, o ensino da geografia independentemente da perspectiva geográfica, a maneira mais comum de se ensina geografia tem sido através do discurso do professor, do livro didático ou preso aos conhecimentos teóricos. É fundamental, assim, que o professor planeje e crie situações para que os alunos possam conhecer e utilizar esses procedimentos, possibilitando que os alunos possam aprender a explicar, compreender, e até mesmo representar os processos de construção do espaço e dos diferentes tipos de paisagens e territórios. Em fim, possibilitando que o aluno possa a começar a compreender e conhecer os procedimentos e as explicações que a geografia como ciência produz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com