TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Por:   •  25/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  11.851 Palavras (48 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 48

HISTORIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Adriene Kretzschmar, Charlana Schafer, Jerusa Caetano, Luciméri Fátima Köpp Sandri e Yara K. Pereira.

Tutora externa: Juliana Demetrio Leonhardt

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Pedagogia (0993) – Seminário Interdisciplinar I

07/07/14

RESUMO

Neste trabalho será feita uma breve revisão bibliográfica sobre a história da educação no Brasil, mostrando como as primeiras escolas foram construídas, o trabalho dos jesuítas, suas contribuições, realizações e sua maneira de ensinar os índios. Grandes mudanças ocorreram com a chegada da família real no Brasil. D. Pedro I em 1824 criou a primeira Constituição Brasileira, onde o Art. 179 dizia que a “instituição primária é gratuita para todos os cidadãos”. A era de Getúlio Vargas trouxe contribuições importantes, criando o Ministério da Educação. Ocorreu extrema repressão na época da ditadura, muitos professores foram demitidos, exilados ou trocaram de funções devido ao Regime Militar que espelhou na educação o caráter antidemocrático de sua proposta ideológica de governo. Na República Nova muitas mudanças aconteceram na educação, revoluções que transformaram a educação que temos hoje com benefícios para quem quiser enfim estudar. E finalmente um cronograma detalhado da história da educação brasileira. É possível concluir então que houve em nosso país muitas mudanças políticas e estas contribuíram para a construção dos métodos da educação no Brasil.

Palavras-chave: História; Educação; Governo; Brasil;


1. INTRODUÇÃO

A História da Educação Brasileira parte da chegada dos jesuítas no território brasileiro em 1549 no Período Colonial e não trouxeram somente moral, costumes e a religiosidade europeia, trouxeram também os métodos pedagógicos que funcionaram durante 210 anos.

O Brasil foi muito influenciado por transformações políticas, econômicas e culturais ocorridas em Portugal na metade do século XVIII, com a expulsão dos jesuítas o estado passou a organizar a educação brasileira e somente filhos de autoridades, comerciantes e senhores do engenho podiam frequentar as escolas.

Os jesuítas tinham o intuito de evangelizar, catequizar e fazer com que os índios se tornassem cristãos, porém para isso precisariam aprender a língua portuguesa para que pudessem ler trechos bíblicos este era o papel da companhia de Jesus no Brasil colonial.

No Período Imperial com a vinda da família real para o Brasil em 1808, além da criação de instituições promoveu grandes mudanças. Com a criação da imprensa era possível divulgar fatos e ideias para futuras questões políticas. No ano de 1821 com a proclamação da Independência do Brasil cria-se em 1824 a primeira Constituição Brasileira onde o Art. 179 dizia que a “instituição primária é gratuita para todos os cidadãos”. O Ato Adicional criado em 1834 dizia que cada província era autônoma para organizar o ensino primário e secundário e o ensino superior ficava por conta do governo central.

No período da República Velha entre 1889 e 1930 o governo foi responsável pela separação da igreja e estado e foi separada por dois períodos a república da espada e a república oligárquica. O primeiro presidente da Republica Velha foi Marechal Deodoro da Fonseca e renunciou seu mandato após o fracasso na economia chamada ”encilhamento”.

A era de Getúlio Vargas que ficou no poder de 1930 a 1945 foi o maior e mais contraditório governo da história e deixou claro que governava sozinho e que esperava conseguir ser o ministro da educação do estado novo e não tinha a intenção de dividir seu poder. Começou na era Vargas a se pensar na educação com mais interesse, o governo nessa época criou o Ministério da Educação e das Secretarias de Educação do Estado. O desenvolvimento educacional no país começa a ser discutido com mais intensidade e por pessoas visionárias que acreditavam na educação como a sustentabilidade do país como Nação.

Na Ditadura depois do golpe militar de 1964 educadores passaram a serem perseguidos, presos, alguns se exilaram, outros demitidos e muitos foram calados para sempre e a educação foi submetida a severas modificações. Ficou proibido que trabalhadores e estudantes se encontrassem para discutir a forma como estava sendo governado o país. Destruíram instituições, universidades querendo assim coibir qualquer ameaça ao poder militar tentando ao máximo calar a voz do povo. As mudanças nesse período já começavam no primário com a criação de novas disciplinas como educação moral e cívica. Só se tinha nesta época duas opções: aceitar e se sujeitar aos desmandos dos militares ou lutar numa batalha quase perdida.

Na Nova República, período da história que vai de1985 até os dias de hoje, iniciou-se o fim da Ditadura Militar quando o Brasil passou a ser um país democrático. A escolha de Tancredo Neves como presidente colocou um ponto final na ditadura militar, mas as vésperas de tomar posse ele adoeceu e faleceu dias depois. Então assumiu José Sarney seu vice, que governou espelhado na imagem de Tancredo, a constituição atribuiu ao Estado deveres para com a educação.

Seguido então pelo Governo Collor que foi marcado pela corrupção e em 29 de Dezembro de 1993 Fernando Collor de Mello renunciou a presidência deixando o cargo para o vice Itamar Franco que nomeou Fernando Henrique Cardoso como Ministro da Fazenda e o mesmo junto com outros economistas elaboraram o Plano Real.

Com o crédito pela elaboração do Plano Real, o povo confiou e o elegeu presidente em 1994, ao final de 1998 foi reeleito e a nova politica econômica adotada fez com que o Brasil recorresse ao FMI o que desvalorizou o Real.

Em 2002 vem Lula que mesmo com o escândalo do mensalão, consegue ainda se manter popular e lançar o programa Fome Zero, o Bolsa Família e Bolsa Escola e se reelegeu em 2006, pois o que importava para a população era ter um salário mínimo que suprisse as necessidades financeiras, Lula também lançou o plano de governo PAC (Programa de Aceleramento Econômico). Seu governo foi então continuado pela eleição da atual presidente Dilma Rousseff.

Por fim será apresentado um cronograma detalhado de acontecimentos dentro da área da educação. Se considerarmos a História como um processo em eterna evolução não podemos considerar este trabalho como terminado.


 2. EDUCAÇÃO NO BRASIL

2.1 Período Colonial

 

Os primeiros jesuítas chegaram a território brasileiro por volta de março de 1549, vieram com a missão de apresentar aos índios a fé católica, porem não seria possível ensinar quaisquer coisas sem que eles soubessem ler e escrever. Fazendo assim surgirem às primeiras escolas, elas eram pequenas construções junto às aldeias. Ali eles aprenderam português, espanhol, e operações básicas como contar. Para catequizar eles usavam atividades lúdicas como o teatro e o canto. Porém o fato de eles serem nômades e terem grande resistência aos jesuítas, à educação era atrapalhada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (77.3 Kb)   pdf (366 Kb)   docx (50.4 Kb)  
Continuar por mais 47 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com