TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

                LETRAMENTO  E  ALFABETIZAÇÃO

ETAPA 1:

PASSO 1:

Minha infancia foi muito boa, tenho uma ótima recordação sobre o processo é isso tornou o meu desenvolvimento com um grande sucesso. Pois a minha alfabetização ocorreu antes de entrar no primeiro ano da escola, aprendi com minha mãe  e minhas tias.

Apoz eu aprender fui para a escola, adorei a professora ela juntava a consoante com a vogal e cantava uma musiquinha das famílias.

Eu nunca irei esquecer de como foi bom ser alfabetizado de forma paciente e dinânica, e isso e muito marcante na vida de uma criança e faz bem para o crescimento dela.

PASSO 2:

Decodificar, entender os símbolos e usa-los para-se comunicar. Com  estas competências, podemos dizer que o indivíduo esta alfabetizado? Talvez o conceito de alfabetização vem mudando muito nas últimas décadas. Nos anos de 1940, o censo considerava uma pessoa alfabetizada pelo simples fato de ela poder assinar o próprio nome. Mas esse  conceito se tornou ultrapassado e evoluiu com o passar dos anos, hoje criaram-se dimensões ainda maiores.

Outra concepção do ato de ler e escrever esta diretamente relacionada a capacidade de interpretação, não somente de textos escritos, pode ser uma imagem, um símbolo, um desenho,etc.

Pois estar alfabetizado e produzir textos com eficiência,interpretação sem dificuldade, transmitir sem medo na prática da escrita. Não é tão fácil assim, entendo que não se alcança com facilidade e nem em curto prazo. Esse processo se alcança ão longo do tempo e ão longo da escolaridade.

Alfabetizar, segundo o dicionário, é, ensinar a ler e escrever, dar instruções primária, é saber ler e escrever, é brincar com as letras, formar palavras frases, textos, transmitir idéia e sentimentos.

“NINGUÉM ESCREVE SE NÃO ESCREVER, (PAULO FREIRE, 1993,P 267).

PASSO 3:

O significado de ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações, significa ler e produzir propósitos. Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado.

A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético de escrita, sendo capaz de ler e escrever com autonomia, textos de circulações social que tratem de temáticas familiares ão aprendiz.

Trata-se de produzir textos de variados graus de dificuldade em virtude de própositos igualmente variados, buscar e obter diversos tipos de dados em papel ou tela e também não se pode esquecer,apreciar a beleza e a inteligência de um certo modo de composição.

PASSO 4:

DECODIFICAR: Identificar e interpretação dos sinais linguísticos por um receptor, sendo que na teoria informação seria um processo em que o indivíduo que recebe uma mensagem traduz os sinais em dados significativos, claros e elucidatórios.

LER:  A leitura e uma forma de como se interpreta um conjunto de informaçõe presentes em um livro, revistas, jornal, etc. O prazer da leitura deve ser despertado logo na infância. Ler faz parte da formação cultural de cada indivíduo. A leitura estimula a imaginação , proporciona a descoberta de diferentes habitos e culturas, amplia o conhecimento e enriquece o vocabulário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com