TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia

Por:   •  10/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

Texto 1:

   O papel da educação era de um misto de valores hierárquico, nacionalismo e conservadorismo, oriundo da influência da igreja católica.

   A educação era defendida por sua relevância política e pelo poder de moldar a sociedade, a partir da formação das mentes, as consequencias da aliança entre o Estado e a Igreja foran não só a institucionalização do ensino religioso nas escolas publicas, mas também o fato de que a igreja passa a aceitar uma presença ativa do Estado Educacional, o papel geral da educação nacional tinha como ideal formar o cidadão completo útil á vida social.

   E constituir os valores e condutas próprias da nação a ser construida pelo patriotismo sentimento de nacionalidade, emoção, orgulho, a mesma lingua, costumes, moral e conduta.

   Isto é um reflexo da educação voltada para elite transparecendo um modelo a ser seguido.

Texto 2:

Os aspectos ideológicos eram religiosos e de devoção a pátria onde a escola era vista como um templo.

   As aulas eram ministradas por um professor visto como um sacerdote que atráves de sua aula levava os alunos a seguir o mesmo pensamento transmitindo sentimentos do amor a pátria.

   A aula era uma oração que purificava o individuo, inculcava aquilo que considerava correto,  não havia textos e sim uma linguaguem religiosa inculbida nela regras e disciplinas levando ao não questionamento dos alunos.

   O papel do educador, era a de um sacerdote, tentando unificar o sentimento de amor a pátria a religiosidade católica, o professor era um exemplo de conduta de superioridade, de autoridade como se fosse um chefe, que através de suas aulas que eram consideradas como orações que penetravam na alma dos alunos tocando-os para seguirem seus ensinamentos.

Texto 3:

   Os objetivos do documento histórico é dar a batalha de Tejucupaco um valor civico e  moral, transformando numa data comemorativa, marcando a data dos estudos sociais e transformar personagens em heróis.

   Os Holandeses haviam perdido o dominio sobre terras que durante muito tempo obtinham no território pernambucano, homens foram até Tejucupaco para conseguirem alimentos, mas se depararam com uma pequena e valente população, que tendo a frente mulheres, lutou bravamente contra os invasores eliminando com suas armas um pouco diferente e estranhas, elas usaram as unhas, preparos de pimenta e atingiam os olhos dos holandeses, assim ganharam esta luta.

   Este texto mostra que as mulheres nesta luta são as verdadeiras heroinas, uma classe que naquela epoca era desvalorizada sem valor algum, elas se tornam gigantes e enfrentam seus inimigos com as armas que obtinham.

   Os valores acrescidos desta batalha foram os civicos e morais. Em busca de defender os valores regionais, para que os holandeses não vinhessem impor novas regras e valores morais, impor também uma nova cultura.

   A luta foi marcante pois observamos o esforço destas mulheres desvalorizadas em lutar para conseguir impedir que os holandeses tivessem o dominio, elas defenderam seus interesses, seu vilarejo o trabalho do homem, suas casas, o alimento que aquele lugar produzia,ou seja, circulos concêntricos que significa a moral e os direitos, elas defederam a moral daquele lugar e ultilizaram os direitos de se manifestarem com suas proprias armas a lutar e vencer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com