TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da Educação

Por:   •  3/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual de Londrina

Centro de Educação, comunicação e Artes

Departamento de Educação

Curso: Pedagogia

Docente: Serio Henrique Gerelus

Discente: Beatriz Seixas do Carmo

Disciplina: História da Educação Brasileira: Séculos XVIII e XIX

Dissertação sobre o texto: Educação e Colonização: As ideias Pedagógicas no Brasil

A presente dissertação tem como finalidade, apresentar um breve resumo do texto intitulado “Educação e Colonização: As ideias Pedagógicas no Brasil” (SAVIANI, 2008). Em 1500 com a chegada dos portugueses, o Brasil entra na civilização ocidental e cristã. O Rei de Portugal, D. João III decide ocupar a terra (colonizar), instituiu o governo geral, elegendo Tomé de Souza. O marco inicial da educação no brasil acontece em 1549, com a chegada do governador geral e os primeiros jesuítas, chefiados por Manuel da Nobrega considerado o primeiro professor do Brasil. Os jesuítas vieram com a proposta pedagógica inicial de catequisar os indígenas, onde a religião foi usada como pretexto, para garantir uma ação que os portugueses queriam impor.

O autor Saviani faz uma análise das ações educativas que foram desenvolvidas nos primeiros contatos entre portugueses e indígenas, especialmente no Brasil colônia. Ele utiliza dois planos, o primeiro plano da linguagem e o segundo tempo e espaço. Na primeira parte do texto o autor traz as palavras, colonização, educação e catequese, que representam no ponto de vista da linguagem segundo o filosofo um mesmo ideal, as ações eram interligadas entre si, um só processo, fazendo parte de uma mesma lógica.  

Saviani busca a etimologia das palavras colonização, educação e catequese, identifica que todas têm uma unidade, uma raiz comum, são derivadas do verbo latino “colo”. A palavra colonização (cultivar, cuidar) significa a ação de explorar ou ocupar um espaço e formar um povo para se trabalhar e sujeitar. O significado da palavra educação (querer bem a, proteger), tem um sentido geral com cultura, “cultum”, que é a transmissão dos valores, manter as gerações atualizadas em relação aos saberes históricos acumulados. Em um sentido mais específico, educar as crianças, cuidar delas, discipliná-las, protege-las. O autor aborda que no processo brasileiro ocorreu a aculturação dos gentios, onde houve a negação e desvalorização da cultura deles, para a supremacia da cultura do colonizador. E por fim a palavra catequese, “cultus”, onde o culto é um espaço preparado, com valores e normas para serem transmitidas por gerações. A catequese é entendida como a difusão e conversão dos colonizados a religião cristã.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com