TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da Educação

Por:   •  15/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.732 Palavras (7 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 01 –  AD1 – 2016.2

Disciplina: HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO 1                     Coordenadora:  Lúcia Garcia        

Aluno:Alessandra Amélia S. Sudré  Matr.:15112080432

Polo: Resende                                  

1ª questão: (1,5 ponto /0,5 cada item)

A partir do que aprendeu sobre o conhecimento histórico:

  1. Explique a frase: “O passado é irrecuperável. O que temos diante de nós ao abrir um livro de História? Temos um relato sobre o passado.”

A ideia do passado faz sentido para nós quando aprendemos à partir de experiências anteriores.E nesse sentido quando essa compreensão está relacionada às experiências coletivas ou as experiências  individuais que se tornaram importantes para um grupo e que podem modificar nosso presente e planejando nosso futuro, vivenciamos o poder da História. Ao abrir um livro de história estamos abrindo tudo o que se relaciona aos homens, suas formas de viver, de sobreviver, de se reunir e de se divertir em todos os tempos.

  1. Responda: O que significa dizer que a História é filha do seu próprio tempo?

História é verdade, ao abrirmos um livro de história estamos diante da verdade acontecida durante um tempo e contada por quem vivenciou em seu tempo, à partir de seus interesses, suas  preocupações e questões suscitadas por sua época.Isso quer dizer que existe uma alta dose de subjetividade no conhecimento histórico. São fatos acontecidos no tempo vivido e contados à partir de experiências.

  1. O que orienta o estudo da História: o passado ou o presente? Justifique.

É preciso buscar o passado para se conduzir o presente e abrir novas possibilidades ao futuro. Porque o interesse da história está justamente no entrelaçamento entre a humanidade e o tempo.E é para o passado que nos voltamos na tentativa de resolver problemas do presente, aprendendo com a experiência do que já foi vivido por outras sociedades, em outras épocas, para não repetirmos no futuro os erros anteriores.

2ª questão: (1,0 ponto)

Após aprender sobre o tema “Estudar História por quê?”, correspondente à aula 02 de nosso curso, desenvolva o texto abaixo com suas palavras, tomando como referência a seguinte introdução e o aspecto “estratégias e recursos de ensino aprendizagem”:

O ensino de História deve contribuir para a formação de um ser humano reflexivo e crítico, capaz de se autogerenciar de modo autônomo, tornando-se um leitor e consumidor crítico do mundo atual. Nessa perspectiva, o professor pode trabalhar com atividades dinâmicas

 Reconhecendo  o saber dos educandos, promovendo o encontro

entre saberes escolares e não-escolares, entre cultura erudita e popular, ensinando primeiramente a pensar, criticar, propor, despertando em nossos estudantes o desejo de conhecer, de participar ativamente de forma crítica, reflexiva e transformadora da sociedade em que vivem.

 Como, por exemplo, o uso de filmes, a análise de documentos de época, a observação reflexiva de ilustrações etc. o professor pode favorecer a aquisição de competências, tais como interpretar um texto, sintetizar, perceber mudanças e permanências em diferentes conjunturas e épocas., utilizando as oficinas pedagógicas  e nessas oficinas sempre se utiliza diferentes linguagens como a musical, teatral, plástica.

3ª questão: (2,0 pontos /1,0 ponto cada item) 

Há não muito tempo, a História era somente uma narrativa factual, centrada na biografia dos “grandes homens” ou nos relatos de batalhas e em datas que deviam ser obrigatoriamente decoradas. Somente os reis, rainhas, papas, generais, etc., ocupavam os livros com suas façanhas. A “verdade histórica” tratava de uma ínfima parcela humana: na história dos “grandes”, os “pequenos” não falavam ou agiam.

 (Jucieldo Ferreira. Adaptado.) 

Após a leitura do trecho acima:


a) Explique a frase: “na história dos ‘grandes’, os ‘pequenos’ não falavam ou agiam”. 

É  a história contada sobre a visão dos detentores do poder, e que sempre eram os personagens principais da história contada sobre suas óticas, seus anseios de poder e de doutrinação.

Aos “pequenos”, ou seja, ao povo não se dava a oportunidade de conhecerem suas participações. Não se davam vez nem voz no contexto da história.

b) Por que a expressão verdade histórica aparece no trecho entre aspas?

  Porque era a verdade contada partindo das suas visões de poder elitizadas, contadas á partir de seus relatos, com suas variáveis,suas concepções políticas.

4ª questão: (0,5 ponto) 

Que é um fato histórico? Esta é uma questão crucial que devemos olhar mais de perto. De acordo com a visão do senso comum, há certos fatos básicos que são os mesmos para todos os historiadores e que formam, por assim dizer, a espinha dorsal da história − o fato, por exemplo, de que a batalha de Hastings aconteceu em 1066. Sem dúvida é importante saber que a grande batalha foi disputada em 1066 e não em 1065 ou 1067, e que foi disputada em Hastings e não em Eastbourne ou Brighton. O historiador não deve errar nessas coisas. Mas quando pontos deste tipo são levantados, fazem lembrar a observação de Housman de que “exatidão é um dever, não uma virtude”. Elogiar um historiador por sua exatidão é o mesmo que elogiar um arquiteto por usar a madeira mais conveniente ou o concreto adequadamente misturado. Trata-se de uma condição necessária do seu trabalho, mas não sua função essencial. É comum dizer-se que os fatos falam por si. Naturalmente isto não é verdade. Os fatos falam apenas quando o historiador os aborda: é ele quem decide quais os fatos que vêm à cena e em que ordem ou contexto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (263.8 Kb)   docx (442.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com