TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da Educação

Por:   •  27/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 6

História da Educação

A história da educação mostram a síntese da historia da Pedagogia,mas sobre tudo um instrumento de formação pedagógica,que no qual tem a finalidade de aprofundar ideias e métodos de estudo sobre a educação.

A história da educação,ela faz parte da cultura,que sendo assim,ela faz parte da história geral.

Em cada tempo ela atendeu seus determinados objetivos,que isso se correspondiam a visão geral do homem e do mundo.

Para compreender melhor esse estudo, a historia da educação é dividida por várias fases.

Como a educação no período primitivo,período oriental,período grego,período romano,período medieval,período do renascimento,e por ultimo o período moderno.

No período primitivo não existia educação nas formas de escola como é hoje,e o seu objetivo era ajustar a criança ao seu ambiente físico e social,através das aquisições das experiências,os chefes de família era os primeiros professores,e em seguida era os sacerdotes.

Nessa época não existiam provas,os historiadores interferiam na educação entre grupos primitivos isso acontecia de forma espontânea,as crianças e os jovens aprendiam pela imitação,eles observavam as atividades como:a pesca,a caça e agricultura,eles observavam muito as fases meteorológicas ,por exemplo:alguns rituais sagrados,e a preparação para a guerra.

No período oriental,foi desenvolvido o período da escrita,nas civilizações orientais,a educação era oriental,divida em classes:opondo cultura e o trabalho

Ocorreu a transição da sociedade primitiva para a civilização.

Nessa fase a escrita foi sistematizada,e foi criada no oriente,associada a uma organização social,que levou a criação de mestres e escolas nas cidades orientais.no Egito as crianças frequentavam a escola entre os 6 e 7 anos ,essas eram escolas elementares (aprendiam ler,escrever e a contar),para o povo das escolas eruditas,aprendiam (matemática,astronomia e música).

A educação clássica,conhecida como no período grego,ela teve quatro períodos,(heroica:poemas homéricos),cívica (Atenas e Esparta),a clássica humanista (Sócrates,Aristóteles e Platão) que teve como o berço da civilização ,e a helenística/enciclopédica(cultura Alexandrina).

Nessa fase teve como principio o desenvolvimento individual do ser humano.

Nesse período as crianças viviam a primeira infância em família,assistidas pelas mulheres que eram submetidas a autoridade do pai.A infância não era valorizada em toda a cultura antiga ,era uma idade de passagem,carregada de doenças,e incerta nos seus sucessos,portanto de se fazia o mínimo investimento afetivo.

A criança era crescia em casa,controlada pelo ” medo do pai”,era atemorizada por figuras místicas,como:bruxas,era gratificada com brinquedos,e entretida com jogos como:bolas,armas rudimentares.

A educação grega era centrada na formação integral do indivíduo. Quando não existia a escrita, a educação era ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa. A transmissão da cultura grega se dava também, através das inúmeras atividades coletivas (festivais, banquetes, reuniões). A escola ainda permanecia elitizada, atendendo aos jovens de famílias tradicionais da antiga nobreza ou dos comerciantes enriquecidos. O ensino das letras e dos cálculos demorou um pouco mais para se difundir, já que nas escolas a formação era mais esportiva que intelectual.

A educação no período Romano arcaico teve, sobretudo, caráter prático, familiar e civil, destinada a formar em particular o civis romanus, superior aos outros povos pela consciência do direito como fundamento da própria “romanidade”. Os civis romanus era, porém, formado antes de tudo em família pelo papel central do pai, mas também da mãe, por sua vez menos submissa e menos marginal na vida da família em comparação com a Grécia.

Não existia democratização, a mulher em Roma era valorizada de manter a família, portanto era reconhecida como sujeito educativo, que controlava a educação dos filhos, confiando-os a pedagogos e mestres. Diferente, entretanto, é o papel do pai, tinha que ser destinada a formar o futuro cidadão,assim de se deu o direito de ter os seus ideias de direitos e deveres.

E colocada no centro da vida familiar e por ele exercida com dureza, abarcando cada aspecto da vida do filho (desde a moral até os estudos, as letras, a vida social).

No período medieval, a educação era desenvolvida em estreita simbiose com a Igreja católica,juntamente com a fé cristã e com as instituições eclesiásticas que enquanto acolhiam os oradores (os especialistas da palavra, os sapiens, os cultos).

Essas pessoas eram as únicas delegadas (com as corporações no plano profissional) a educar, a formar, e a conformar.

Foi conhecido essa fase como o tempo das trevas.

Da Igreja partiram os modelos educativos e as práticas de formação, organizavam-se as instituições ,e programavam-se as intervenções, como também nela se discutiam tanto as práticas como os modelos. Para o povo, práticas e modelos para as classes altas, uma vez que era típico também da Idade Média o dualismo social das teorias e das práticas educativas, como tinha sido no mundo antigo.

O período do renascimento começou na Itália,no século XIV,e se espalhou por toda a Europa,esse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com