TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da Educação

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

História da Educação

AP Unidade II

  1. Froebel, além de criar o primeiro Jardim da Infância, destacou a importância da educação através do brincar. O artigo “A perspectiva socioconstrutivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola” também destaca a abordagem do brincar na educação. Estabeleça uma relação entre o tema apresentado pela visão de Froebel e o artigo que você leu.

De acordo com Froebel “as crianças são plantinhas de um jardim no qual o professor é o jardineiro”, a abordagem deste tema mostra-nos que o brincar e a diversão de um modo geral, sendo utilizada em sala de aula promovem um desenvolvimento de importante processo de aprendizagem, por está razão não deve ser banalizado nas escolas. Não que o brincar seja a única forma de desenvolvimento, mas é necessário que haja um especo para que isso ocorra.

  1. Existem semelhanças ou diferenças entre a educação positivista e a socialista? Explique.

Diferenças.

A Educação Positivista admite apenas o que é real, verdadeiro, inquestionável, aquilo que se fundamenta na experiência.

Já a Educação Socialista seria, teoricamente, um sistema político onde todos os meios de produção pertencem à coletividade, onde não existiria o direito à propriedade privada destes meios de produção e, as desigualdades sociais seriam pequenas e a taxa de analfabetismo chegaria quase 0%, pois seria um sistema de transição para o comunismo - onde não existiria mais Estado nem desigualdade social - portanto o Estado socialista deveria diminuir gradualmente até desaparecer.

  1. Temos, no período do Iluminismo, uma riqueza de reflexões pedagógicas aliadas a uma visão política trazida por John Dewey. Como podemos relacionar o pensamento político de Dewey com a educação?

Para Dewey a educação não deveria ser somente á transmissão de conhecimento e sim que o saber pudesse ser integrado pelo aluno á sua vida como cidadão. A educação estava centrada no desenvolvimento da capacidade de raciocínio critico do aluno.

  1. A educação construtivista faz uma abordagem sobre a educação que nos chama a atenção por vários aspectos. Como é vista essa abordagem dentro do espaço educacional? Relacione com o vídeo e o texto “Notas para uma teoria construtivista da inteligência”.

A teoria de Jean Piaget é estudada por muitas pessoas, mas o objetivo principal do texto e do vídeo é nos mostrar que a inteligência do ser humano é construída a partir das relações recíprocas do homem com o meio em que vive, ou seja, adquirimos conhecimento através das experiências e exemplos adquiridos ao longo de nossa vida aqui na terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com