TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da Educação

Por:   •  14/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

FACITE-ISE

[pic 1]

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE SANTA MARIA DA VITÓRIA

Metodologia Cientifica

[pic 2]

[pic 3]

Projeto Pedagógico – Pedro Demo

Trabalho apresentado ao Curso PEDAGOGIA da FACIT - ISE Instituto Superior de Educação de Santa Maria da Vitória, para a disciplina Metodologia cientifica.

Professor –

[pic 4]

2013

FACITE-ISE

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE SANTA MARIA DA VITÓRIA

Disciplina – História da Educação

Professor –

Aluna –

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO PERÍODO ROMANO

A importância deste trabalho é expor como era a educação no período Romano, quando observo este cenário, constatei a importância da formação moral, física e o valor da tradição. Verifico que este povo respeitavam os costumes e a disciplina dos seus genitores, basta observar como eles obedeciam às leis, como um código civil, escrita nas doze tábuas, fixada e exposta publicamente no fórum, conforme Cícero em 451 a.C, que demostravam a dignidade, a coragem e a firmeza do modelo educativo.

Com relação à família, constatei que a mãe era responsável pelo inicio da educação de seus filhos e manter seu lar, em quanto o pai como o papel central na família e na formação dos filhos como futuros cidadãos. Logo após o inicio da educação infantil pela mãe, a partir dos sete anos, eram inseridas em instituições públicas e sociais, daí surge à figura de mestres e pedagogos responsáveis para dar continuidade à aprendizagem dos filhos, daí a importância destes profissionais na educação romana.

História da educação romana foi organizada segundo o modelo grego, compreendendo a dar uma formação gramatical retórica, ligada à língua grega, onde fui dividido em graus: primeiro elementares, que destinava a alfabetização primária, que compreendia a ler, escrever e calcular; que utilizavam a escrita com estilete sobre tabuletas de cera, onde aprendiam as letras do alfabeto e suas combinações e calculavam usando os dedos ou pedrinhas, nos padrões da disciplina rígida, que não excluíam as punições físicas. Segundo secundárias ou de gramática, que destinava à aprendizagem da cultura, nas suas diversas formas: música, geométrica, astronomia, literatura e oratória. Por última escola retórica, que focava sua importância na fala, através de discursos ou debates sobre assuntos relevantes à moral e problemas reais ou fictícios.

Percebo que nas escolas desta comunidade havia diferenças entre classes sociais como: as famílias ricas hospedavam um mestre em casa, geralmente gregos pedagogos e muito bem organizada; existiam também escolas para grupos de camadas inferiores, embora menos organizada, escola técnicas profissionalizantes: no exército, artes, agricultura, artesanato e ao artesanato de luxo.

 Conclui-se, portanto que a história da educação no período romano é fascinante pelo desempenho alcançado na cultura e inúmeros avanços conquistados por está civilização. Bastam observar que o direito romano está presente até os dias de hoje na cultura ocidental, assim como, o latim que deu origem as línguas portuguesa, francesa, italiana e espanhola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (96 Kb)   docx (51.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com