TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da educação

Por:   •  24/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 5

PEDAGOGIA

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA, DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA, INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO VIRTUAL, DIREITOS HUMANOS.

JOVANA DE ALMEIDA MIRON

RA: 3383659181

DESAFIO PROFISSIONAL

BRAÚNA

2017


PASSO 1

PROBLEMA

 Observar-se que a escola não possui um plano de formação continuada para as professoras, as mesmas demonstram dificuldades ao integrar componentes de aprendizagem da matriz curricular para que se torne interessante a maneira de aprender dos alunos, apresentam grande dificuldade em utilizar as novas tecnologias no processo de alfabetização e não reconhecem o brincar como uma possibilidade de uma aprendizagem lúdica.

PASSO 2        

INTRODUÇÃO

Através da problemática encontrada nessa escola, é necessário e inevitável a realização de um projeto de formação que forneça uma estrutura adequada  para ajudar a sanar os problemas de alfabetização de crianças de 1° ao 3° ano de uma escola de periferia.

Após um período de observação e escutas as professoras, em reuniões pedagogias e em sala de aula, a supervisora verificou que as atividades de alfabetização aplicadas eram sobrecarregadas e as professoras não estavam sabendo realizar a interdisciplinaridade dos conteúdos de forma que pudessem explorar a brincadeira, a ludicidade e os recursos tecnológicos a favor da aprendizagem dos seus alunos.

 Ao identificar os problemas é fundamental a realização de um projeto de formação pedagógica que venha a resolver  o problema relatado nesta escola, pois é na alfabetização que os alunos terão condições de progredir satisfatoriamente para as séries posteriores tendo plenas condições de dar sequência aos seus estudos, além da equipe docente estar preparada para receber outros alunos em anos seguintes.

REVISÃO DA LITERATURA

Ao discutir a formação do profissional da educação nos dias de hoje, percebe-se a necessidade da construção dos saberes docentes, numa ação conjunta e coerente da teoria com a prática social. E de uma formação inicial e continuada que estabeleça pontes de relação teóricas e práticas, não enfatizando a prática em detrimento da teoria, ou atribuindo um peso excessivo à teoria.

Na educação, a formação e o preparo do profissional para superar obstáculos diários são fundamentais, pois quanto mais ciente estiver o professor de como se dá o processo de aquisição da escrita mais produtiva será a aprendizagem do seu aluno.

O profissional da educação deve ter compreensão do conhecimento em suas múltiplas dimensões, capaz de construir seu pensamento e sua ação voltados às necessidades de seu cotidiano, rompendo com os muros da escola. Dê acordo com Pirozzi (p. 01, 2013):

O grande desafio para os profissionais da educação no século XXI está na utilização da tecnologia no cotidiano da sala de aula, com o intuito de aprimorar a prática docente e aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Contudo, sendo um desafio, torna-se relevante lembrar que é algo difícil, porém possível de acontecer no âmbito escolar.

O ambiente escolar é espaço de aprendizagem, a resistência do professor pode estar atrelada a sua falta de capacitação diante das novas tecnologias. É necessária a revolução na capacitação docente, pois a tecnologia é algo ainda a ser desmistificado para a maioria dos professores.

Os recursos tecnológicos devem servir como extensões do professor. O essencial é que as aulas obedeçam a uma cadeia de ideias que deixe o aluno orientado em relação ao que está aprendendo. O papel do professor é o de mediador, auxiliando o aluno a alcançar seu potencial máximo, aproveitando todos os benefícios educativos que os recursos tecnológicos podem oferecer.

O professor pode mediar também a utilização de brincadeiras e jogos no processo pedagógico, pois faz despertar o gosto pela vida e leva as crianças a enfrentarem os desafios que lhe surgirem. Por intermédio do jogo e do brincar a criança expressa suas fantasias, seus desejos e suas experiências reais de um modo simbólico, onde a imaginação e a criatividade fluem por conta da ludicidade por isso brincadeiras e jogos são muito importantes na aprendizagem.

JUSTIFICATIVA

Este projeto de formação pedagógica se justifica pela necessidade de formação aos professores de uma escola de periferia onde o trabalho realizado com os alunos do 1° ao 3° ano do ensino fundamental não vem surtindo efeitos satisfatórios, pois a equipe docente não esta sabendo lidar com o uso da tecnologia, brincadeiras e ludicidade a favor da alfabetização, tornando a aprendizagem maçante e desinteressante.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

  • Proporcionar formação pedagógica adequada à equipe docente para que possam realizar uma alfabetização lúdica e tecnológica, que reconheçam a importância dos jogos dirigidos a essa especificidade.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Proporcionar formação pedagógica continuada à equipe docente da escola;
  • Aprender sobre a aplicação da tecnologia a favor da aprendizagem;
  • Aprender a selecionar jogos estimulantes a alfabetização;
  • Conhecer brincadeiras que instiguem a alfabetização;
  • Promover a interdisciplinaridade de conteúdos aprendidos na capacitação.

METODOLOGIA

Para realização do projeto de formação continuada será necessária, primeiramente, uma reunião para apresentar o projeto à equipe docente. Essa reunião juntamente com as posteriores que envolverem a capacitação para a formação continuada poderá ser desenvolvida na ATPC (Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo) que é realizada semanalmente na escola após o período de aulas com duração de 2 horas. Nelas serão apresentadas os objetivos gerais e específicos, o cronograma contendo os dias e horários e posteriormente o conteúdo específico para cada dia de formação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (315.9 Kb)   docx (56.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com