TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da educação

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  6.607 Visualizações

Página 1 de 2

Porque os religiosos resolveram desenvolver o trabalho de catequese em missão?Quais suas características principais e os riscos da empreitada?

3- Trabalho dos jesuítas destinava-se a facilitar a dominação das colônias pelas metrópoles, mediante uma atuação evangelizadora e, ao mesmo tempo, não permitir que as ideias protestantes se proliferassem nas Colônias. Suas principais características eram a Fe, o foco era a religião, era dar proteção, catequizar e conquistar pacificamente a simpatia da população indígena e também promover a conversão dos adultos, alfabetização das crianças, o treinamento para o trabalho e até mesmo para a defesa do aldeamento. Para árdua missão acontecer eles passaram por muitas dificuldade, de um lado os indígenas , de língua e costumes desconhecido , de outro os colonizadores sem mulheres sem famílias muito rudes e aventureiros sem religião.

4-Que influencia os jesuítas exerceram sobre os colonos? E em que medidas foram importantes para a constituição da cultura brasileira?

Os jesuítas influenciaram na educação dos colonos, na cultura, na religião, impedindo que desviasse da Fe católica.

Exerceram influencia através dos concessionários ouvindo seus pecados e modelando sua forma de pensar.

Na medida em que instituíram as primeiras escolas elementares de ler e escrever, a montagem as estrutura dos três cursos (letras humanas, filosofia e ciência sagradas) destinados respectivamente à

formação do humanista, do filosofo e do religioso, e também na medida em que implantaram o português como a língua nacional.

5-com base no dropes três responda as questões a seguir.

a ) Explique qual era a relação entre a igreja e a sociedade em Portugal, no século XVI, e como esta ligação esta se prolongou ate recentemente no Brasil.

A igreja estava por toda a parte, o culto religioso, a educação e o controle moral da população, além da catequese indígena, cabem à Igreja Católica e às suas ordens religiosa toda a vida social era permeada de simbolismo cristão desde o nascimento de uma criança com o batizado ate a morte com a confissão unção dos enfermos. O clero tinha destaque em qualquer cerimônia, as festas do lugar tinham a marca religiosa. A igreja exercia uma influencia maior ate que a monarquia, dominando o pensar e o fazer das pessoas. As pessoas da nobreza faziam parte do alto clero

b ) Discuta com seu grupo como ainda hoje se coloca questões desse tipo mesmo nos Estado Laicos : por exemplo: crucifixo em sala de aula de escola publica, a polemica sobre a proibição, na frança de mulheres árabes frequentarem aulas com véu que cobre os cabelos etc.

De acordo com o nosso conhecimento Um Estado laico defende a liberdade religiosa a todos os seus cidadãos, e não permite a interferência. Ate mesmo no Brasil mesmo não sendo totalmente laico respeita a liberdade de crença religiosa de todos aos cidadãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com