TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da educação

Por:   •  13/4/2015  •  Resenha  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo da história da alfabetização

Tanto a escrita como as regras da alfabetização nasceram a mais de 3.300 anos atrás ou seja a alfabetização e tão antiga quanto a escrita, e devido a isso percebemos que a escrita e a leitura são primordiais uma para outra pois ambas não existiram sozinhas, daí se vem a necessidade de alfabetização, a escrita passou a ser diferentes formas gráficas, figurativas ou não para representar nossas letras ou palavras.

A escrita surgiu para auxiliar o comercio na sua contagem do registro da produção, as primeiras escritas foram feitas pelos primitivos que faziam desenhos nas paredes contando suas histórias, quem sabia interpretar os desenhos esses sabiam ler, por isso a invenção da escrita inclui as regras de alfabetização, antigamente aprendia-se a ler copiando algo já escrito, ou seja o “o trabalho de leitura e copia era o segredo da alfabetização”. A aprendizagem era por transmissão de conhecimentos, um ia passando para o outro o que sabia. E errado dizer que a escrita era algo restrito aos povos que tivessem boa posição social, pois a escrita e um fato social, pois se isso fosse de fato verdade eles guardariam esse segredo a sete chaves, e não era bem isso que eles faziam pelo contrário mandavam pintar as normas e as leis nas paredes para que as pessoas soubessem as leias a seguir e como se portar diante da sociedade. Com o passar dos tempos a escrita foi se expandindo e as informações necessárias para alguém saber ler e escrever aumentou, o que fez com que os símbolos que eles liam mudassem e a começar a usar símbolos que cada vez mais representassem os sons da fala, ai que surgiu as silabas. Como há somente cerca de 60 silabas por países ficou fácil de ser memorizados e conveniente para que isso fosse usado na escrita na sociedade.

Ao longo do processo da escrita foi inventado as regras da alfabetização, ou seja são as regras que vai permitir que a pessoa que vá ler consiga decifrar o que está escrito ali e saber como usar isso apropriadamente.

Com o passar dos tempos a escrita foi se desenvolvendo cada dia mais até chegar na fase que as palavras começaram a ser os nomes das letras que eram as consoante inicial dessas palavras, além disso o nome passou a ser chave para saber qual som a letra representava, por exemplo as palavras que foram colocadas em uma lista constituiu no que se chama de princípio acrofônico ou seja o som inicial do nome da letra e o som que ela representa. Uma das melhores ideias na escrita foi esse princípio acrofônico.

Para a pessoa se alfabetizar nesse novo sistema era só ela decorar a lista das letras, para escrever um nome por exemplo bastava procura na lista das consoantes que começava com o som da respectiva letra.

Os gregos também usavam o princípio acrofônico eles só adaptaram os nomes das letras para sua língua, era quase igual a alfabetização deles mais com uma diferença por que além de identificar as consoantes também tinha que identificar as vogais, na Grécia antiga havia escola do alfabeto.

Os romanos também assimilaram o que puderam da cultura grega incluindo o alfabeto só que eles simplificaram um pouco as coisas por que ao invés de dar nomes para as letras eles usaram apenas o som delas, ex: passou de alfa, beta, gama, delta, épison etc. para a, bê, cê, dê, e, etc.

Os gregos e os romanos nos deixaram uma espécie de cartilhas da humanidade pois nos deixaram pequenas tabuas e pedras que continha as letras do alfabeto e assim foi fácil de seguir.

A alfabetização na idade moderna se ocorria mais em casa do que nas escolas pois como eu já havia dito quem sabia ia passando o conhecimento para o outro sucessivamente.

O aparecimento das cartilhas se deu pois as pessoas teriam que ser ensinadas em um único método para facilitar o trabalho de ensino, as primeiras cartilhas tinham o alfabeto, os dez mandamentos, orações e os algarismos com o passar dos anos foram complementando mais e mais as cartilhas ai foram aparecendo as gravuras que são os desenhos das letras ex: o S que o desenho era uma cobrinha, e o A que o seu desenho era uma escada etc...para facilitar o aprendizado e chamar a atenção das crianças surgiu as cartilhas com gravuras. As cartilhas com o tempo foi sendo dividida em etapas uma que era para os iniciantes, outra para os médios e a terceira para os avançados, e essas cartilhas continha as seguintes lições a tabua do alfabeto, a tabua das silabas, e a terceira o silabário, a quarta era um livro para aprender a soletrar e a silabar e a quinta era para quem já sabia soletrar e a silabar e nessa fase os alunos começavam a ler com pausas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com