TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da educação

Por:   •  9/9/2015  •  Dissertação  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aline dos Santos Lima RA

Larissa dos Santos Borges RA 1502927

Maria Fernanda de Aranzedo da Silva RA 1516562

Vanessa RA

Polo

Guarapari

2015

O ambiente escolar

Com base nos estudos feitos pelo grupo, notamos um descompasso entre a educação escolar e a educação familiar. De quem é a função de educar e formar essas crianças, os futuros adultos? Quem é o ser humano que estamos educando?

Vivemos em uma geração onde o contato entre os pais e os filhos vem se tornando cada vez mais escasso, seja por causa do trabalho, pelo desgaste do dia a dia, entre tantas outras tarefas que acabam ocupando-os, em um tempo considerável do seu dia. Ou seja, o convívio entre eles acaba sendo menor, gerando a falta de diálogo e desconhecido do que está acontecendo na vida do seu filho. Logo essa tarefa é repassada para as escolas.

Além das instituições terem um imenso conteúdo didático para ser ensinado em um curto período, atendendo a todas as tarefas exigidas pela instituição, seja pública ou privada, a escola tem o papel de mostrar aos mesmos quem eles são, e o que eles anseiam para suas vidas.

Mesmo com todas as dificuldades existentes no ambiente escolar, as escolas tem uma importância fundamental no desenvolvimento dessas pessoas. Contudo temos observado diversos conflitos entre alunos e docentes, um problema que temos enfrentado com bastante frequência no meio escolar. Embora o transtorno ali presenciado diariamente, a escola precisa manter uma aproximação com os alunos para então conseguir transmitir seus conteúdos e forma adultos preparados para o futuro que lhes esperam.  

Estamos vivendo a era da tecnologia, onde cada dia é apresentado novos produtos e programas. E a escola precisa se adaptar a esse processo acelerado que o mundo tecnológico está nos proporcionado, pois os alunos estão acompanhando e se interessando cada dia mais. Também temos que ressaltar o que é importante e o que não é, pois a mídia tem estado mais forte a cada momento, precisam buscar apenas o que lhes acrescentam.

Dessa forma as instituições precisam se moldar com o novo, acompanhar toda essa evolução e levar para a sala de aula todo esse enriquecimento tecnológico, transmitindo as informações de maneira que os alunos possam se interessar pelo conteúdo ali mostrado, dever ser inovadora a cada instante, chamar a atenção dos alunos.  

Não podemos nos esquecer da diversidade entre as pessoas, o egocentrismo e do preconceito. Como toda essa gama de problemas a serem enfrentados e serem vencidos, a escola age diretamente no desenvolvimento de cada um ali presente, para que eles possam aprender a respeita cada ser humano com ele é. Que ninguém independente da raça, etnia e religião podem ser menosprezados ou excluídos de uma comunidade. Pois o respeito é primordial.

Quando pequenos, estamos totalmente ligados e dependentes dos pais, e com o decorrer dos anos, passamos a nos adapta a outros ambientes e a outras pessoas do ambiente em que frequentamos, havendo uma mudança significativa na vida de cada indivíduo. Logo essa pessoa passa a formar suas próprias opiniões e atitudes, pois já sabem o que almejam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com