TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da educação

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

             PORTFÓLIO DEHISTORIA DA EDUCAÇÃO

      TUTORA:  Katiucia e Silva

Curso: Pedagogia

Nome do Aluno: Thalita Regina F. De Pinho Guimarães

Código:1253568                           Data:23/09/2013

Com a crise de 1930o Brasil passa a viver uma nova realidade passou a exigir uma mão de obra especializada e para isso era preciso investir na educação. Assim em 1930, foi criado o Ministério da Educação e Saúde Pública,em 1931 o governo provisório sancionou decretos organizando o ensino secundário e as universidades brasileiras ainda inexistentes.

Já em 1932 um grupo de educadores lança á nação o manifesto dos pioneiros da educação nova, regido por Fernando de Azevedo e apoiada por outros educadores da época.

Em 1934 a nova Constituição pela primeira vez dispõe que a educação é direito de todos, devendo ser ministrada pela família e pelos poderes públicos. O ensino primário torna obrigatório e gratuito e o religioso torna-se facultativo.Por iniciativa do governador Armando Salles Oliveira, foi criada a Universidade de São Paulo segundo as normas do Estatuto das Universidades Brasileiras de 1931.

Em 1935, Anísio Teixeira então secretário da Educação do distrito Federal cria um a faculdade na qual se situava o Instituto de Educação. Com a nova constituição a orientação político- educacional  para o mundo capitalista sugere a preparação de um numero maior de mão de obra para as novas atividades abertas no mercado. Neste sentido a nova Constituição enfatiza o ensino pré-vocacional e profissional.Por outro lado se propõe que a arte e a ciência sejam livres a iniciativa individual, tirando do estado o dever da educação, mas mantendo a gratuidade no ensino primário.

1937 é marcado pela distinção dos trabalhos intelectuais para as classes mas favorecidas, e o trabalho manual pra a classe mais desfavorecidas enfatizando o ensino profissionalizantes. Ainda assim é criada a União Nacional dos Estudantes - UNE  e o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos -INEP.

Em 1942 cria-se o SENAI que obrigam as indústrias matricularem 8% dos seus operários nessa  instituição , logo o Senai  é ampliado atingindo o setor da pesca, transportes e comunicação, empresas oficias com mais de 100 empregados os sindicatos deveriam manter uma escola de formação profissional  para seus funcionário e filhos. Todas as escolas técnicas profissionalizantes surgem para favorecer as classes desprivilegiadas.

O estado passou a regulamentar e organizar a educação brasileira. já a Igreja após ficar com o ensino facultativa  passa a ficar com sua influência muito reduzida.

O POPULISMO

Esse período que vai de 1945 até 1963 e que tem a 2º Guerra mundial como fato mais marcante, vê o foco das industrias mudarem passando a investir em novas máquinas e equipamentos.

A economia dosa países em guerra passaram a produzir material  bélico e a limitar a produção de bens de consumo para a aceleração e diversificação do processo de substituição de importações. Ao nível político sua característica primordial é o estado populista

Muitas iniciativas marcaram este período como o mais fértil  da Historia da Educação no Brasil, atuação de educadores que deixaram seus nomes na historia da educação por suas realizações: Anísio Teixeira , Fernando de Azevedo, Lourenço Filho Carneiro Leão, Armando hildebrand, Pachoal  Leme, Paulo Freire, Lauro de Oliveira lima, Durmeval  trigueiro, entre outros.

Com o fim do Estado Novo surge uma nova Constituição de cunho liberal e democrática que procura corresponder a certas ambições das classes desfavorecidas. A nova Constituição de 1946 fez voltar o preceito de que a educação é direito de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (94 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com