TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da educação

Por:   •  22/11/2015  •  Resenha  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO – UnC

CURSO PEDAGOCIA – EAD

Disciplina: História da Educação

Acadêmica: Elisângela Aparecida Toso Soares

A EDUCAÇÃO NA ANTIGUIDADE CLÁSSICA – GRÉCIA

Entre os povos da antiguidade, em matéria de educação, os gregos são os que mais se sobre saem, e na Grécia Antiga que surgem as primeiras teorias educacionais. A compreensão de cultura e do lugar ocupado pelo individuo na sociedade reflete-se no ensino e nas próprias teorias.

Espalhando-se do Mar Egeu até a Ásia Menor, constituída de pequenas comunidades, e por mais que estas comunidades fossem isoladas sua cultura e etnias, não impediu a unidade espiritual, dando vida a uma civilização comum.

As lendas e mitos Homéricos da Grécia arcaica, com seus reinos independentes, unidos pelo comercio, religião e cultura eram comondados pela aristrocácia. São com estas histórias que educação nasce, voltada aos adolescentes aristrocáticos, passando aspecto físico, a oratória até a musica. Isso leva a formação de uma sociedade mais racional, levando a um novo modo de viver e pensar. Hesíodo em seus poemas demonstra aspectos da educação voltada ao povo, mostrando o valor da inclusão dos jovens gerações para a sociedade.

Com o passar dos séculos, ajudado pela abertura a outros conhecimentos oriundos de outras culturas a unificação das cidades estado, surge a democracia.

As práticas e modelos educativos começam a tornar forma. É na família que os cidadões têm espaço para a socialização, as crianças são pouco valorizadas. E os cidadões são controlados por mitos, leis e rituais.

Jogos e teatro ajudam os cidadões a se alto educarem. Destacam-se Atenas, voltada a valorização social. Primeiro os jovens eram educados na escola e através de palestras aprendiam a escrita a musica e a educação física, os jovens cuidavam do corpo, finalizando com dois anos de serviço militar. E Esparta, que busca a constituição de um modelo de cidadão voltada a perspectiva militar, voltada a guerra era o estado que cuidavam da educação do jovem até os 16 anos.

Após vários conflitos, as ideias gregas de educação foram disseminadas pelo ocidente.

REFERÊNCIAS

Vera Regina Beltrão Marques. História da Educação. Curitíba: IESDE Brasil,2012

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com