TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da educação no Brasil

Por:   •  8/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 5

        A História da educação no Brasil inicia-se com a chegada dos padres jesuítas, trazendo consigo métodos pedagógicos para alfabetizar os nativos que por sua vez , tinha hábitos e costumes que iam contra ao costumes religiosos, vendo então a necessidade de “condicioná-los” lhes alfabetizando de modo superficial.

         Os métodos pedagógicos utilizados eram diferentes, sendo aplicado de duas maneiras diferentes, com os indígenas o foco era a leitura e escrita e poucas operações,

        Já os filhos dos colonos eram contemplados com um ensino mais culto, no processo de colonização, também existiu o processo de adequação das escolas por sua vez, só teve inicio a partir da abolição da escravatura e da Proclamação da Republica.

        E tanto os indígenas quanto os filhos dos colonos eram condicionados a não ter autonomia de pensamento, não existindo assim à possibilidade de expressar-se , de dar opiniões ou simplesmente dizer o que pensava, tornando –as assim pessoas altamente alienadas e condicionadas a aquele sistema de educação.

        Esse sistema já não agradava a coroa Portuguesa, pois era baseado na fé, e para a corte Portuguesa isso já não era mais interessante, pois queria as escolas a serviço Estado.

        Em 1759, havia algumas escolas de primeiras letras funcionando, foi quando os jesuítas foram expulsos do Brasil, a educação retrocedera novamente.

        Já em 1807, a família real deixa Portugal, e muda-se para o Brasil, nesse período a um avanço no ensino técnico e superior no Brasil, porem as escolas populares, primarias e de ensino médio, ficam esquecidas, estagnando o processo de evolução da educação.

        Já em 1822, vê-se a necessidade do ensino como instituição, tornando a instituição primária para todos, porém os avanços são lentos e os números de analfabetos eram alarmantes.

        Em 1844 a rede de ensino básica tinha pouco mais de 2.400 alunos matriculados, sendo uma população infantil de mais de 250 mil crianças.

        Após a 1º Guerra Mundial, acontece uma revolução Industrial com a vinda dos imigrantes, aumentando o operariado então se vê necessário criar o Ministério da Educação pelo Governo de Getulio Vargas, estabelecendo que a educação seja direito de todos, e deve ser promovidas pelos poderes públicos e família.

        Anos à frente o governo vê a necessidade de lançar uma campanha de alfabetização.

        Assim o ensino superior ganha espaço, criando o vestibular classificatório, a fim de acabar com o excedente de alunos aprovados.

        Durante o século XX, a Educação Infantil ainda estava engatinhando timidamente em rumo ao progresso, a educação teve uma enorme contribuição através de pesquisadores como Ovídio, Decroly e Maria Montessori, o foco da Educação Infantil, era saúde, e a higienização da população em meio a poucos conhecimentos e métodos para construir algo de forma racional e legislativo.

        A forma de organizar as atividades para as crianças na infância, estava , inserida na utilização de brinquedos específicos, tanto para o progresso da criança quanto aos aspectos sociais.

        Temos outros nomes muito importantes de pesquisadores que desenvolveria as teorias ligadas à psicologia infantil e suas questões sociais.

        As creches, jardins de infância e escolas mais avançadas, chamaram a atenção para uma questão onde envolvem a questão social, e a evolução da educação e métodos educacionais, e como essas crianças estão inseridas na sociedade de uma maneira geral.

        Mesmo não existindo as tecnologias e fundamentos comprovados naquela época, existia a elaboração de brinquedos pedagógicos, deixando muito a desejar em seus métodos e formas que esses brinquedos ajudariam na parte cognitiva, emocional coordenação motora da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com