TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia do brasil

Por:   •  27/9/2015  •  Seminário  •  1.822 Palavras (8 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E ENSINO SUPERIOR DE CAMPINAS IESCAMP

CURSO DE PEDAGOGIA

BIANCA BERNADO DA SILVA

BIANCA ESTER CORREA

DAIANE SATIKO IOCIY

GIOVANA MORAES NOVAES SILVA

GISELE JULIANA DOS SANTOS

MARIANA APARECIDA RUSSO DA SILVA

TAYSSARA LETICIA MOURA

A UNESCO E A EDUCAÇÃO UNIVERSAL

Campinas

2015

BIANCA BERNADO DA SILVA

BIANCA ESTER CORREA

DAIANE SATIKO IOCIY

GIOVANA MORAES NOVAES SILVA

GISELE JULIANA DOS SANTOS

MARIANA APARECIDA RUSSO DA SILVA

TAYSSARA LETICIA MOURA

A UNESCO E A EDUCAÇÃO UNIVESAL

Trabalho apresentado ao Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas Iescamp para composição da nota de História da Educação no Brasil para composição da nota de Av1 do primeiro bimestre do segundo semestre do Curso de Pedagogia.

Orientador: Ms. Lairton José da Costa

Campinas

2015

INTRODUÇÃO

O Presente trabalho é sobre a UNESCO e a Educação Universal.

Nosso objetivo é mostrar a ação pratica e teorica da UNESCO, para a Educação, Ciencia, e Cultura

Sabemos que o desafio da UNESCO é promover acesso universal á Educação á todos, independente da sua condiçoes socioeconomica, cultural, etinica ou religiosa.

Abordaremos a seguir um pouco sobre os seus programas e açoes, visando reformar os sistemas educacionais nacionais para se alcançar as metas estabelecidas pela chamada Educação para Todos.

O NASCIMENTO DA UNESCO E SEU IDEAL SUPACIONALISTA

A UNESCO foi idealizada durante as reuniões de conferencia de ministro aliados da Educação (CMAE) entre 1942 e 1945, foi oficialmente criada na cidade de Londres, em uma conferencia em 16 novembro de 1945.

A UNESCO fica sediada em Paris, com os objetivos de alcançar gradualmente a paz internacional e bem estar geral da humanidade.

Seu surgimento foi logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, com finalidade no seu mandado de garantir a paz na ideia de que “se a Guerra nasce na mente dos homens é na mente dos homens que devem ser construídas as defesas da paz”.

Assim, a Unesco estrutura-se optando por um mandato supracionaista e universalista da educação, um órgão máximo se tratando em Educação.

        

A UNESCO NO BRASIL

A Representação da UNESCO no Brasil foi estabelecida em 19 de junho de 1964.

A UNESCO no Brasil permite lhe elaborar estratégias, programas e atividades em maior sintonia com as diversidades nacionais, sendo assim a UNESCO vem utilizando recursos tais como, instrumentos normativos, pesquisas e estatística, realizam varias ações através de projetos e programas como Criança Esperança, Brasil Alfabetizado, Programa Nacional de Educação Ambiental, Gestão das transformações sociais entre dezenas de outro.

Essas atividades se distribuem, oficialmente nas áreas de: Educação, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura e Comunicação e Informação.

               Ademais a UNESCO do Brasil desenvolve temas especiais como:  Prevenção da Violência entre jovens; Educação para o desenvolvimento sustentável; Relações Étnico Raciais no Brasil.

                Organiza ainda, prêmios tais como o Premio escola que incentiva a prevenção da DST/AIDS, a gravidez na adolescência e do uso de drogas.

AS ESCOLAS ASSOCIADAS A UNESCO

Entre as diversas ações empreendidas pela UNESCO, destaca-se seu Programa Escolas Associadas, esse programa oferece a professores, alunos e as escolas de modo geral a oportunidade de educar através de abordagens, métodos e materiais educacionais inovadores que melhorem a qualidade da educação.

Esse programa quando foi lançado, em 1953, contava com 33 escolas segundarias de 15 estados membros. Mas, o programa evoluiu fortemente formando atualmente a rede PEA que se deu o nome de (Programa de Escolas Associadas), sendo já presente em 175 países, e com mais de 7.700 instituições.

O Programa Escolas Associadas, visando promover uma educação de qualidade, adotou um nova estratégia de atuação elaborando um Plano de Ação, dedicando- se a promover a educação escolar através do conceito de competência.

Atribuiu á educação o dever de transmitir de fato, de forma maciça e eficaz, cada vez mais saberes e saber-fazer.

Portanto, conclui a educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que ao longo de toda vida serão de algum modo para cada individuo, os pilares do conhecimento: aprender a fazer, para aprender agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros e em todas atividades humanas; e finamente aprender a ser essencial.

AS CÁTEDRAS DA UNESCO

As Cátedras da UNESCO fazem parte de um progrma istituido em 1991, pela a Organizaçao das Naçoes Unidas para a Educação, a Ciencia,e a Cultura.Com o objetivo de criar e estimular redes de cooperação no ensino superior nos paises subdesenvolidos, em torno da mais diversas areas do saber.

Participa do programa centenas de universidades, em conjunto com instituiçoes em geral, organizaçoes governametais e não governamentais ligadas á educaçao superior.

A meta é a formaçao de redes de universidades e instituiçoes de ensino superior nos niveis, inter-regionais, regionais e sub- regionais, por meio do intercambio de conhecimentos e compartilhamento de recursos diversos.

Na pratica, as Cátedras UNESCO realizam atividades de ensino, pesquisas e extensão que tem por objetivos disponibilizar, integrar e realizar atividades diversas, tendo como parceiros outras instituiçoes de ensino e pesquisas, além de organismos publicos e privado e pesquisadores associados.

Existem 30 Catedras UNESCO de Comunicação no mundo, sendo que 8 delas estão na America Latina: Brasil,Chile,Colombia, Republica Dominicana,Guatemala,México, Peru e Uruguai.

A UNESCO E A EDUCAÇÃO DE ADULTOS

O Papel fundamental da educação de adultos no desenvolvimento da sociedade é o reconhecido há muito tempo. Desde a primeira conferencia Internacional sobre Educação de Adultos (CONFINTEA), em 1949, os estados Membros da UNESCO tem se dedicado a garantir que os adultos possam exercer o direito fundamental á Educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (136.7 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com