TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA E UTILIDADE DE UMA BIBLIOTECÁRIO

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO PEDAGÓGICO E BIBLIOTECA: um casamento mais que desejável, necessário.

Aline Foganholi de Sousa[1]

Muitos acham que a biblioteca é um lugar comum, que qualquer funcionário pode trabalhar, acham que o atendente somente entrega os livros dos quais o aluno vai buscar. Pelo contrário, o bibliotecário deve ser muito capacitado, intender dos registros, conhecer a biblioteca, fazer parte de todo um processo crítico e tecnológico.

Logo abaixo, em forma de tópicos destacaremos itens importantes de uma biblioteca.

  • Projeto pedagógico e biblioteca tem que compor a aquisição bibliográfica para atendimento do curso
  • Disponibilidade do item na biblioteca: desejável que o corpo docente conheça o acervo para aproveitamento do material
  • Professor e biblioteca: o professor é a principal finte para formação de um bom acervo.
  • Publicações em língua estrangeira: O corpo discente não dispõe na maioria das vezes conhecimento para leitura de livros em outras línguas, havendo muito espaço ainda para se avançar. Deve-se lutar para a permanência de livros desses gêneros na biblioteca para incentivar tanto professores como alunos.
  • Bibliografia como certificado de erudição: visão da bibliografia da disciplina como um verdadeiro currículo do docente, onde fica evidente a intenção do professor em demonstrar erudição, "pedigree" intelectual. A aplicabilidade da bibliografia no desenvolvimento da disciplina, em relação a carga horária, posicionamento da disciplina na grade curricular do curso, acaba demonstrando, em muitos casos, uma desproporção, uma supervalorização, gerando um desequilíbrio. Não haverá tempo para explorar a bibliografia indicada, não há adequação em relação ao nível de profundidade em que o assunto será tratado. Resumindo, o docente não preocupou-se em construir uma bibliografia adequada à disciplina, acessível ao aluno, adequada a carga horária, ao contexto do curso, mas elaborou-a como se fosse a única e mais importante disciplina ministrada na Instituição.
  • Eu não concordo com esta bibliografia: Quando o coordenador ou diretor de determinado curso fixa a bibliografia da disciplina, na maioria das vezes apoiado pelos docentes do curso, nem sempre há uma adesão irrestrita ao determinado pelo dirigente do curso. Quando o curso possui mais de um docente para cada disciplina a situação tende a ser mais complicada. Não raro, o professor que elaborou a bibliografia, subsidiando o trabalho do coordenador do curso, é questionado pelos seus colegas. O docente que não participou da sua elaboração pode até mesmo, em sala de aula, dizer aos seus alunos que não concorda com a bibliografia e invocando o seu "direito de cátedra" estabelecer uma bibliografia paralela.
  • Gestão do custo biblioteca: O conhecimento pelos docentes dos custos dos recursos solicitados para suporte à disciplina deveria ser um requisito obrigatório. Haveria um comportamento mais criterioso na seleção dos itens da bibliografia se o docente tivesse noção dos custos envolvidos na aquisição de cada item.Dado o tamanho dos recursos financeiros envolvidos em aquisições bibliográficas nas IES, todo cuidado é bem-vindo, não podemos desperdiçar nenhum centavo.
  • Itens esgotados: nada melhor que o professor para verificar a situação de sua bibliografia, custo, disponibilidade, novas edições, etc. O trabalho de "filtragem" seria realizado pelo docente, como critério no processo de formação da bibliografia da disciplina, processo mais racional que concentrar na Biblioteca o trabalho de verificação de disponibilidade, correção e complementação de registros bibliográficos.

Estes foram apenas alguns aspectos que envolvem o trabalho da Biblioteca e sua relação com o projeto pedagógico do curso. Muitos outros aspectos podem ser explorados. Evidenciamos a relação da Biblioteca com a bibliografia indicada nos planos de disciplina e os docentes, mas outras variáveis concorrem para uma equação mais completa e dinâmica da questão.

REFERÊNCIA:

MOREIRA, Artur da Silva. PROJETO PEDAGÓGICO E BIBLIOTECA: um casamento mais que desejável, necessário. Texto V. Maio/2003.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com