TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da história da educação para a preparação de futuros professores

Resenha: Importância da história da educação para a preparação de futuros professores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Resenha  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da história da educação para formação de futuros pedagogos.

A história da educação é de suma importância para a formação pedagógica.

Primeiro: para que possamos resolver os problemasatuais, é preciso entender o passado que nada mais é do que a história deste problema, como, onde e quando surgiu. Por exemplo, cada aluno tem histórias de vida diferente que precisa ser analisada eentendida para que possamos compreendê-lo e adequá-los ao nosso modo de trabalho.

Segundo: para aprender a relativizar as ideias e as propostas educativas e principalmente a percebê-las no tempocerto, tornando aliadas em nosso cotidiano. Como estamos rodeados de “modismos” por todos os lados temos que fazer uma avaliação desses e torna-los aliados do estudo e da aprendizagem do aluno.Terceiro; a história estimula o educador a ter uma visão critica e reflexiva,ampliando a memória e a experiência, o que permite um maior repertório e uma extrema diversidade do passado.

É indispensável aoeducador o conhecimento, a memória e a sede de aprender, para que assim ele sempre busque mais e mais aperfeiçoar seu modo de trabalho.

Percebemos a necessidade de uma concepção de formação dopedagogo, pautada na função do profissional docente como crítico, reflexivo, pesquisador e produtor de saberes, participante ativo na gestão escolar. Para Libâneo (2001) pedagogo na atuação das escolaspúblicas seja como professor, coordenador ou gestor, deve assumir-se como investigador de sua prática, fundamentando-se na reflexão e na criticidade, bem como nas oportunidades de interação grupal capazes depromover decisões coletivas pertinentes às ações escolares. A formação inicial sustenta-se na visão da racionalidade técnica, na qual os saberes teóricos são validados cientificamente e consideradossuperiores aos saberes da prática. Para Mizukami (2002) a formação de professores compreendida dentro de uma perspectiva clássica, cujo compromisso da universidade é a produção de conhecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com