TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do lúdico

Por:   •  15/9/2015  •  Artigo  •  2.841 Palavras (12 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 12

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

KAMILA CARDOSO RIBEIRO MARQUEZ*

LUDMILA MICHELLE FLORENÇO DA SILVA*

PAULA ROBERTA SILVA ANDRADE*

                                                    FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA – IFASC

             INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SANTA RITA DE CÁSSIA - ISESC

INTRODUÇÃO

O tema do presente trabalho é a importância do brincar na educação infantil, especificamente o lúdico enquanto estratégia motivacional para melhor aprendizagem na educação infantil. Foi realizado em três CEMEIs do município de Itumbiara-GO. Com as duas turmas de pré-I e duas turmas do pré-II, durante vinte cinco dias.

O seguinte projeto tem como objetivo principal mostrar como as brincadeiras em sala de aula interferem na aprendizagem e tornam mais fácil o ensino na mesma. Todos nós sabemos que o lúdico quando usado da forma correta é uma ferramenta importantíssima para o desenvolvimento tanto da aprendizagem como da própria criança em sua vida pessoal. Deve-se então Analisar a importância do lúdico para uma aprendizagem mais simples, assim Identificar as contribuições das brincadeiras no ensino infantil e compreender o porquê das crianças se interessarem mais pelo processo de aprendizagem quando ele envolve o brincar, dessa forma demonstrar que as crianças absorvem mais conhecimentos e não esquecem facilmente o que aprendeu durante o envolvimento do lúdico no processo de ensino e aprendizagem.

Este projeto de pesquisa irá mostrar, apoiado em fatos relevantes em que o ato de ensinar brincando, é uma poderosa ferramenta que facilita o aprendizado e que os professores devem trabalhar com ela sempre que for possível. Este tema foi escolhido, pois vemos a importância que ele tem no que diz respeito a mudanças satisfatórias no âmbito educacional. Hoje o ensino no país nem sempre é o melhor, falta muito para se chegar aos padrões necessários, e o principal de tudo é que os alunos não têm interesse em aprender. Para garantir este interesse é preciso fazer com que as aulas sejam diferentes do usual, o que, aliás, não pode ser apenas usado na educação infantil, mas também com jovens, bastando mudar o processo, adequando-o à idade. Porém, focando na educação infantil como proposto, o brincar na escola leva muito mais que a diversão e aprendizagem. A importância de aliar as brincadeiras com o ensino é enorme porque as crianças desenvolvem com isso a socialização, a cultura, se comunicam melhor, ficam mais expressivas, raciocinam mais construindo o seu pensamento, entre outros fatores positivos.

A problemática deste projeto foi focada na análise e na compreensão da importância do brincar no ensino infantil e de como a visão contrária a esta pode ser modificada em prol de mudanças positivas na educação? Espera-se que por meio da investigação do problema proposto nesta pesquisa, possamos encontrar novas concepções positivas para o assunto referido.

Hoje o que há em termos de desenvolvimento cultural das crianças é muito pouco. No que diz respeito ao brincar na escola, este não está direcionado para o lado pedagógico quanto à formação educacional infantil, quando os professores resolvem brincar com os alunos às vezes é mais para distraí-los, sem objetivos claros, ou passar um tempo entre o fim de uma aula e outra, poucos professores usam as brincadeiras como instrumento de ensino, de forma que estimulem os alunos a querer aprender, isso quando há espaço para inserir o lúdico na escola. A raiz de todo este problema vem da formação dos profissionais que atuam na área da educação, e não vivencia o ato do brincar ainda na formação, e não tem informações de como ele pode atuar no desenvolvimento infantil.

A autora Rossine nos diz que:

O final do século XIX e início do século XX são marcados pelos grandes movimentos denominados Escola Nova e Escola Ativa. Estes movimentos aprofundam a tendência em dar vida à escola por meio de métodos ativos, onde o fazer da criança é essencial ao processo ensino-aprendizagem (ROSSINE, 2004, p.7).

Veja que a autora fala claramente que todo método ativo de aprendizagem dá vida para a escola e é essencial para o ensino e a aprendizagem. O brincar torna as crianças ativas e participativas no processo de adquirir conhecimento.

Nem todas as escolas investem nesse tipo de aprendizagem, e a maioria esquece que a brincadeira é uma ferramenta de ensino e parceira do professor, tendo um papel didático e pedagógico. Muitas destas escolas estão cheias de restrições a respeito das brincadeiras até mesmo no que diz respeito ao horário em que os alunos teriam direito a elas. Há muito tempo as escolas não trabalham com o lúdico da forma que se deve, pois ele deveria estar inserido no contexto de cada escola, podendo ser empregado em todas as matérias, por cada professor, encaixando esta forma de ensinar no contexto de cada faixa etária.

Rossini (2004, 16.) ainda diz que “É responsabilidade de pais e educadores proporcionar às crianças a satisfação de suas necessidades, se não totalmente, pelo menos em parte”. Devem-se levar mais brinquedos para as salas de aula, bem como ensinar os professores a lidar com as brincadeiras de modo educativo e pedagógico, levando estas a auxiliá-lo na aprendizagem infantil. Através das brincadeiras podemos desenvolver a atenção das crianças, a imaginação, a coordenação motora, o aprendizado.

Mesmo com toda esta necessidade em utilizar esta ferramenta nos métodos de aprendizagem, podemos notar que nem sempre elas encontram o devido espaço bem como a devida importância no espaço escolar. As crianças passam horas presas nas salas de aulas, intactas, aprendendo de um jeito que muitas vezes não as atrai, por isso muitas vezes nem conseguem aprender, não têm participação, nem motivação para se inserir na aula com toda sua atenção. Se o professor tem o trabalho de organizar as suas aulas deveria pensar que este trabalho não deve ser em vão, então deve organizar de forma que os alunos terão prazer em assisti-las e irão querer aprender com elas. O professor deve ter em mente atividades que sejam mais produtivas, e que atraiam seus alunos e através destas atividades previamente selecionadas, o professor pode dar condições para a inserção do brincar. Desta forma os alunos vão trabalhar juntos, em grupos o que os beneficiará tanto no coletivo como no individual. Podendo por meio deste aprendizado lúdico ter uma integração social até respeito ao próximo, colaboração, liderança e compreensão das diferenças bem como aceitação das mesmas, e claro, o principal dentro do ensino, o conteúdo da disciplina referida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com