TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informação sobre diferentes métodos de desenvolvimento de pesquisa

Artigo: Informação sobre diferentes métodos de desenvolvimento de pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Artigo  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 2

A palavra ciência vem do latim scientia, que significa“sabedoria”, “conhecimento”. Podemos dizer que a ciência se caracteriza pela busca de conhecimento sistemático e seguro dos fenômenos do mundo. Um dos objetivos básicos da ciência é tornar o mundo compreensível, proporcionando ao ser humano meios de exercer controle sobre a natureza. Segundo Bronowiski, “homem domina a natureza não pela força, mas pela compreensão”. Por meio desse conhecimento compreendido pelo homem, estão relacionados os valores morais, observação, crenças religiosas, sentimentos, autoridades, entre outros e esse conhecimentos são do senso comum, sem caráter científico. A categoria formal trata de entidades ideais e de suas relações, sendo a matemática e a lógica formal as mais importantes. A categoria empírica trata de fatos e de processos, por sua vez, pode ser classificada em naturais e sociais, a ciência, (GIL, 2011, p. 3). Pode-se dizer que, no Serviço Social, a ciência utilizada para produzir conhecimento é a empírica Social. Sendo a Pesquisa Social como uma transformação em determinada realidade, por meio de conhecimentos determinados para as intervençõesno campo do Serviço Social.

O termo Pesquisa Social tem uma carga histórica e, assim como as teorias sociais, reflete posições frentes à realidade, momentos do desenvolvimento e da dinâmica social, preocupações e interesses de classes e grupos determinados (Minayo – 1996 p. 23).

Pode-se afirmar que existe uma intrínseca relação entre a Pesquisa Social e o Serviço Social, ambos possuem uma “carga histórica” e refletem frente à “realidade” social.

A finalidade deste trabalho é contribuir para a formação acadêmica qual o tipo de pesquisa que utiliza no campo profissional.

Adquirir informações a respeito dos diferentes métodos para se desenvolver uma Pesquisa.

Pesquisar dentro de um espaço profissional, indica expressar e trabalhar com singularidades, com experiências e histórias de vida e para isso é fundamental uma aproximação peculiar entre o pesquisador e o sujeito objeto da pesquisa. Nesse processo se trabalha fundamentalmente com formulação de hipóteses, instrumentos de pesquisas delimitados e dados estatísticos e matemáticos. Assim, ao se fazer uma pesquisa social devemosestar cientes da necessidade de quebras de paradigmas, de romper com padrões tradicionais de pesquisas e estar apto a desenvolver novas metodologias adequadas a realidade social em questão.

É fundamental ter todas as informações necessárias de forma mais completa possível sobre o sujeito/objeto de estudos e o que irá determinar qual a linha de estudos que a pesquisa social irá seguir é a problemática principal, o objeto de estudo em si.

No que se refere especificamente ao Serviço Social, a pesquisa deve proporcionar um aprofundamento do conhecimento na área a fim de resultar em melhores decisões e intervenções positivas no contexto social que a pesquisa está inserida.

Assim, segundo Lopes (2008), a construção de um novo saber baseado em uma pesquisa ou processo de investigação, realiza um movimento dialético que consisteem:

1) análise e crítica do objeto base da pesquisa;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com