TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interação dos bebes

Por:   •  13/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 5

         Porque Escolhemos o tema: A interação dos bebês na creche

O interesse do tema a Interação dos bebês na creche surgiu durante o estágio curricular obrigatório do curso de PEDAGOGIA que foi desenvolvido em uma creche da Prefeitura.

Como cada uma das integrantes do grupo já passou pelo estágio Infantil deu pra ter uma ideia do que significa o assunto abordado.

Trabalhamos um período com o berçário e podemos observar que a adaptação escolar é o primeiro passo para o ingresso de qualquer criança na escola.

Com essa experiência deu para ver o que ocorre durante as primeiras semanas com os bebês na chegada da creche.

A separação da mãe é a parte mais difícil do processo, conhecer novos amiguinhos, o ambiente diferente, pessoas completamente desconhecidas, então eles fazem a única coisa  que sabem fazer de melhor CHORAR.

É ai nesse ponto que podemos notar as dificuldades daquele ambiente tão mágico e cheio de ilusão. Aonde os bebê observam tudo em primeiro momento mas nada os agrada, eles apenas choram e muito.

Não é só apenas esse o problema em questão, a também  a falta de vontade de comer a comida que é oferecida na creche, a crianças que passam um longo período saindo mais cedo por não se alimentarem na hora das refeições.

Os bebês são seres bem imaturos, do ponto de vista motor, porem suas características perceptuais já estão bastante desenvolvidas só precisam ser trabalhadas para se desenvolverem conforme o planejado.

Os pais precisam sair para trabalhar, e como não tem com quem deixar as crianças pequenas buscam outras alternativas.

Nesse cenário, surge a creche, como uma INSTITUIÇÃO presente e cada vez mais importante em nossa Sociedade principalmente nas Comunidades Carentes.

Onde boa parte da população tem renda familiar em sua maioria pequena, e muitos casos de mães solteiras ou adolescentes que mal sairão da escola.

Se pararmos para analisar bem afundo, vamos ver que muitas crianças recebem talvez só aquele gesto de carinho do professor.

Pois muitos pais já chegam do serviço, tão cansados, outros porém quando chegam os filhos já estão até dormindo.

Por isso decidimos falar a respeito desse assunto já que os bebês agora não só interagem com família, e não só habita apenas em casa. A escolha pelo tema a Interação Dos Bebês no Berçário na Creche se da por consideramos esta como uma importante matriz na configuração das outras relações. Vividas por ambos os parceiros, na medida em que é a mãe, em grande parte que apresenta o mundo para o seu bebê, e isso possibilita a ele novas experiências.

      SOBRE A INTERAÇÃO DOS BEBÊS NA CRECHE

    -Vamos começar explicando o significado da palavra interação:

É quando ocorre o envolvimento de duas ou mais pessoas empenhadas a trabalhar juntas onde a ação de uma provoca uma reação na outra.

  Os estudos focando o comportamento de bebês é relativamente recente, sendo os primeiros registrados datados da década de 1930. Nessa época os estudiosos `´descreviam o bebê como uma espécie de larva que se alimenta, se limpa, se enche de leite e dorme o tempo todo...`´(Barreto,2004).

Já na em meados de 60 que os bebês começam a ser entendidos como ser social desde o nascimento e se as relações sociais do bebê eram limitadas a sua relação com a mãe.

Nos anos 70, os estudos passam a incluir a figura masculina do pai e de outros adultos( PEROSA, 1993). A estudos apresentados que demonstram que o conceito de interação no caso de bebês, não é limitado somente ao fazer algo juntos ou ao dialogo entre pessoas que se relacionam ou que possuem algum tipo de convivência. ( WWW.dicio.com.br).

Nesse caso a interação é todo e qualquer contato entre os bebês podendo ser o toque, o olhar, imitação.

Dentre as formas de interação esta a imitação que foi definidamente uma duplicação, realizada pela criança, da atividade de seu companheiro de interação. A imitação, segundo alguns estudiosos, é a forma de interação entre bebês porque é a ação principal de estratégia de contato com os parceiros sociais, sendo considerada um recurso eficiente de comunicação. (PICCINATO,1999)

Nos últimos tempos o Brasil tem passado por grandes mudanças culturais, que tem ocasionado o ingresso da mulher/mãe no mercado de trabalho.

Com a saída da mulher/mãe de casa a única solução foi procurar outras alternativas aos cuidados com as crianças:

- empregadas domésticas

- babas

- vizinhas

- escolinhas

- creches

- berçários

A creche que tradicionalmente era vista como prejudicial a criança (Belsky,1990), a partir de pesquisas, amplos movimentos e a implantação de novas leis e diretrizes passa a ser considerada como tendo finalidade para o desenvolvimento da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (166.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com