TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Texto: Brincando Com Bebês

Monografias: Resumo Do Texto: Brincando Com Bebês. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo do Texto: Brincando com Bebês

O Bebê usa seu corpo de diferentes maneiras ao relacionar-se com crianças e adultos, tentando interpretar os primeiros contatos e as relações que vão se construindo. Começam acompanhando com o olhar os movimentos e os sons que percebem no meio. Reagem com movimentos aos toques no seu corpo. Esbanjam sorrisos e/ou choros, para diferenciar algumas situações ou pessoas.

Seguindo adiante, surgem os primeiros indícios do desejo de um contato mais amplo com o mundo, que lhes parece interessante, misterioso, mas ao mesmo tempo, ameaçador.

É experimentando movimentos corporais, inicialmente de um modo desordenado, que eles deslocam-se pelo espaço para aproximar-se e afastar-se dos objetos, tocá-los, enfim conhecer o meio que o cerca. Ao observar o outro, desperta em si o interesse de experimentar fazer do seu jeito o que foi observado. O corpo ganha ritmo e ao perceberem uma melodia, querem balançá-lo para acompanhá-la.

Nesse momento, a comunicação é mais clara e significativa. As expressões, os gestos caracterizam uma nova possibilidade de troca.

Por acreditar nesse lugar de constante aprender que é o berçário, a autora sugere atividades para a faixa de três meses a dois anos.

Alguns fatores fundamentais a serem definidos no planejamento anterior de qualquer atividade são:

• Para quem Estou Planejando?

Deve-se estar atento ao ritmo próprio de cada criança. Embora a perspectiva seja de que todas as crianças possam vivenciar o processo de desenvolvimento esperado nos dois primeiros anos de vida, devemos lembrar que cada uma é livre e que cada descoberta ou realização nova ocorre em um tempo particular e relativo a cada sujeito.

• Qual o Meu Objetivo?

Devemos definir os objetivos, pensando nos interesses e nas possibilidades do aluno. A Psicomotricidade possibilita à criança entrar em contato com pessoas e objetos, sendo um meio de produção de vivências e experiências concretas. Por meio das experiências com o seu próprio corpo, a criança adquire algumas noções espaciais.

Em sua teoria, Piaget sugere que no desenvolvimento intelectual do ser humano, assim com no seu desenvolvimento físico existem dois processos fundamentais ocorrendo o tempo todo: a adaptação (processo de ajustamento ao meio ambiente) e a organização (combinação das informações provenientes dos diferentes sentidos). Além disso, Piaget descobre ainda outros conceitos essenciais para compreender todo o desenvolvimento do pensamento da criança. São eles: Assimilação (“incorporar as experiências ou objetos às estratégias ou conceitos já existentes), Acomodação (modificação e ajustamento das estratégias ou conceitos em função de novas experiências ou informações) e Esquema (à ação ou estratégia interna ou externa, à qual a criança ou adulto assimila alguma experiência e o que se acomoda a nova experiência). Dessa forma, pode-se revelar seis pequenos subestágios ao longo desse período de desenvolvimento, chamado por Piaget de sensório-motor. São eles:

De 0 a 1 mês – o bebê está quase totalmente centrado no exercício dos reflexos como sucção ou visão.

De 1 a 4 meses – o bebê tenta fazer com que coisas interessantes que aconteceram com seu corpo ocorram novamente, como colocar o dedo na boca.

De 4 a 10 meses – o bebê tenta fazer com que coisas interessantes do exterior aconteçam novamente, como o movimento de um móbile quando se bate nele.

De 10 a 12 meses – o bebê começa a combinar ações para conseguir as coisas que deseja, como derrubar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com