TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Moral: Os Valores e Textos Complementares

Por:   •  3/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.317 Palavras (10 Páginas)  •  1.221 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO AMPARENSE – UNIFIA

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I

AMPARO

2.016

Introdução à Moral: Os Valores e Textos Complementares

  1. O que significa dizer que “a não-indiferença é a essência do valor”?

Quando algo não é indiferente, ou seja, não-indiferente. Possui valor, que não somos indiferentes perante ele. A não-indiferença representa o início do “importar-se”, reconhecimento de imagem do outro, a importância de alguém que ocupa um  espaço físico, temporal, que faz a diferença.

  1. Explique esta afirmação: O homem, diferentemente do animal, é capaz de produzir interdições.

O homem vive dentro de sistemas de sociedade,com interdições baseadas em regras, sendo elasjurídicas, morais, culturais, religiosas, governamentais, psicológicas, proibições, entre outros, diferentemente dos animais ditos irracionais, que vivem livremente entre eles, sobre o domínio do instinto, uns para com os outros.

  1. Em que consiste o caráter histórico-social da moral? E o caráter pessoal?

Caráter histórico-social: surge com a passagem da forma natural de vida para o convívio social, que implica um distanciamento danatureza e o seu domínio mediante o trabalho social.Para garantira sobrevivência, o ser humano age sobre a natureza transformando- a em cultura.É importante a existência da moral, poisse torna impossível imaginar um povo sem qualquer conjunto de regras.

Caráter pessoal: Relacionado com seus próprios valores e questionamento racional próprio, ou seja, é uma aceitação pessoal, aquilo que você acredita ser correto, mesmo possuindo histórico de moral e ter crescido seguindo ordens, depende de sua aceitação para continuar seguindo.

  1. Ao explicar a superação dos dois polos contraditórios da moral (o social e o pessoal), analise a citação de Pascal que consta da epígrafe do capítulo: “A verdadeira moral zomba da moral”.

Fazemos juízos de realidade, mas também emitimos juízos de valor, ou seja,a moral dojuízo zombada moral da mente, que não tem regras

  1. Por que, mesmo considerando a tolerância um valor máximo da convivência humana, não aceitamos a moral de grupos como a Máfia, a Kluklux-Klan ou grupos neonazistas?

Porque a Máfia se baseia na intolerância com seus inimigos ou devedores, Klu-Klux-Klan se baseia na intolerância contra negros e o neonazismo baseia na intolerância com negros, judeus, ameríndios, comunistas e ciganos. São grupos que violam o principio de condutas, são intolerantes, baseados na injustiça, preconceitos e muita violência, atingindo os direitos humanos fundamentas.

  1. O que determina que um ato seja considerado moral ou imoral?

Pode-se dizer que o bem ou malse manifesta nas ações humanas. As pessoas que realizam ou que executam as ações as fazem porque as consideram coisas boas ou não. Sendo assim um ato é moral ou imoral por sua própria essência, pela sua verdadeira intenção, onde seu executor que realmente sabeo real objetivo e propósito. 

  1. O que é um ato amoral? E o não-moral?

Ato Amoral: está fora da moral, é aquilo que é neutro no que se refere à ética, ou seja, não é contra nem a favor dos princípios da moralidade.

Ato Não-Moral: é o mesmo que ato imoral sendo uma ação que se dá contrariamente aqueles costumes vigentes de uma determinada sociedade, como por exemplo, a mentira.

  1. Todo ato moral deve ser julgado em função dos motivos, fins, meios, resultados. Explique como esses aspectos se inter-relacionam.

Esses aspectos se inter-relacionam por ser um processo de execução de uma ação. Todo homem faz alguma coisa porque tem motivos de fazê-lo, encontra-se a forma de agir, seus meios para chegar a um resultado. São etapas unidas, inseparáveis para se ter um ato moral.

  1. Explique: “Não há moral do desejo; só é moral o ato voluntário.”

Não há moral do desejo por que se trata de um sentimento, impulso, uma reação natural do ao ver algo que o deseja, sendo que o desejo é um ato involuntário. A moral só pode existir quando os atos são voluntários e racionais. Portanto só existe moral no ato voluntario que nasce de modo espontâneo, ou seja, parte do próprio individuo.

  1. O que éheteronomia? E autonomia?

Heteronimia: é a condição de submissão de valores e tradições, é a obediência passiva aos costumes por conformismo ou por temor à reprovação da sociedade.

Autonomia: é um conceito que determina a liberdade do indivíduo em gerir livremente a sua vida, efetuando racionalmente as suas próprias escolhas e indica uma realidade que é dirigida por uma lei própria.

  1. O que significa progresso moral? Por que não pode ser identificado com mudança moral?

Progresso Moral:é a mudança “para melhor” no padrão moral de alguém ou de um grupo. Já mudança moralé a mudança qualquer, seja melhor ou pior, na moral de alguém ou de algum grupo. 

  1. Explique: No mundo contemporâneo,muitas pessoas não têm condição de vida autenticamente moral.

Há oscilações nas formas de grupos de pessoas. São comportamentos livres, responsáveis e conscientes de cada um. Sendo assim cada qual age como bem quer, moralmente, imoral, amoral ou não-moral.

  1. Leia o texto complementar I. “O crime elegante" e responda as questões:
  1. Quais são os tipos de violência analisados no texto?

O texto relata que não só existem as violências urbanas, mas também relata que hoje em dia existem pessoas imorais, “inteligentes” que se camuflam atrás de ternos, paletós, gravatas para enganar a sociedade e roubar ações, dar golpes em famílias, os manipuladores de mercado imobiliário, enfim, os ladrões que agem para roubar discretamente.Relata dos funcionários públicos, frisa afraude no comércio sob a venda de mercadoria falsificada, e também o rufião que explora a prostituta.

  1.  Explique como numa sociedade dividida em classes há, ao lado da violência físicaaparente, um outro tipo de violência que é velada (que não se revela à primeira vista).  

A lei formulada possui defeitos, sendo uma delas o fato de que, quem cria as leisé a elite, ou seja, as leis são voltadas para os interesses da elite. Quanto menos estudos possui um ser humano, mais prejudicado ele é na sociedade. Para ser revelado um “crime de colarinho branco”, é preciso muita investigação e encontrar brechas na lei para conseguir incriminação.

  1. Explique como a ênfase dada à violência física de rua denota uma postura individualista.  

Os crimes individuais são responsáveis pelos vândalos, onde a sociedade quer descontar somente sobre eles toda a raiva e sentimento de ódio, querendo punir e não se dando conta que os verdadeiros e maiores bandidos são os "assaltantes" que ouvem Bach, que distinguemPicasso de Miró, os crimes praticados vândalos são considerados juridicamente pequenos, assim, se dando o nome de crime individual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com