TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos e Brinquedos na Infância, Estudos Disciplinares

Por:   •  11/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.007 Palavras (9 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 9

Jogos e brinquedos na infância. ( DP)

Estudos disciplinares. Modulo 1 – História  cultural do jogo, brinquedo e brincadeira.

Exercício 1-  alternativa B – não avia distinção entre brinquedos de meninas e meninos , por exemplo uma boneca era brinquedo de ambos sexos.(acertei na 4 tentativa. )

 

Exercício 2- alternativa A – Brinquedos jogos e brincadeiras do século XVII eram representantes do costume e dos valores de sua época , apontado por aries 1989.

(acertei na 1 tentativa)

Exercício 3- alternativa B – todas as afirmações estão correta referente a definição da palavra jogo podemos dizer que “ a palavra jogo é polissêmica  e pode-se referir a varias situações.  Uma mesma conduta pode s ser considerada jogo em uma cultura e não em outra. O jogo pode ser analisado por características como prazer e não prazer liberdade, regras, caráter não-serio , espaço e tempo, ação voluntaria , natureza improdutiva intenção lúdica. O jogo pode ser analisado por características como flexibilidade, livre escolha , controle interno, propriedade do processo de brincar, efeito positivo e não literalidade. ( acertei na 1 tentativa)

Exercício 4-  Alternativa A – “ hoje a imagem da infância é enriquecida, também, como o auxilio de concepções psicológicas e pedagógicas, que reconhecem o papel de brinquedos e brincadeiras no desenvolvimento e na construção do conhecimento infantil”. (KISHIMOTO,2002,P.21) – Afirma que a brincadeira é a ação da criança ao mergulhar no lúdico, é o lúdico em ação.

Exercício 5- Alternativa C - “Entre os diferentes tipos de brinquedos e brincadeiras, (KISHIMOTO 2002) aponta o brinquedo educativo, as brincadeiras de faz-de-conta, as brincadeiras tradicionais infantis e as brincadeiras de construção. Pode-se dizer o brinquedo e a brincadeira relacionam-se diretamente com a criança e não se confundem com o jogo. (essa foi difícil kkk)

Estudos disciplinares. Modulo 2-  Brinquedos e brincadeiras para crianças pequenas.

Exercício 1- Alternativa  A – “ Quanto Anna Bondioli trata da construção do espaço de jogo entre o adulto e a criança refere-se á transição  como Um percurso, dado que, para Winnicott, á transição é a passagem de uma total fusão com o ambiente (mãe) para um ambiente onde a criança começa a ter consciência da própria individualidade. ( acertei na 1 tentativa ).

Exercício 2- alternativa   A-  “ Anna Bondioli  afirma  que, quando a mãe se adapta bem ás necessidades da criança, ela fornece á criança a ilusão de que existe uma realidade externa que corresponde a sua capacidade de criar , portanto é correto afirmar que a criança é levada á experiência lúdica por não sentir onipotência.

Exercício 3- alternativa D- Usar o corpo como brinquedo e levar da boca para a mão caracteriza-se como um exercício funcional.

Exercício 4- alternativa E- Os livros-vivos são livros ilustrados que permitem “ que as formas assumidas realcem e estimulem o gosto pela leitura. O manuseio, que leva ao aprendizado de itens culturais. O desenvolvimento do prazer pelo contato com o mundo encantado das surpresas literárias. Que a aparência de brinquedos deixe-os semelhantes a presentes, possibilidades a distração e exclua das obrigações e dos trabalhos escolares.

Exercício 5- alternativa B- “Os livros- vivos e as imagens são ferramentas e mediadores que entram no lúdico e ajudam o leitor a deslizar pelo prazer do texto” é correto afirmar que os prazeres da leitura residem na compreensão da representação, favorecida pelo livro-vivo e suas possibilidades de exploração.

Exercício 6- alternativa A-  “ Para Goldschmied e Jackson recomendam que tão logo os bebes possam sentar-se confortavelmente, e antes de começarem a engatinhar, existe uma atividade para eles que desenvolve o brincar e o aprendizado. Qual atividade lúdica é essa á qual as autoras estão se referindo ? o brincar heurístico.

Estudos disciplinares modulo 3- Fundamentação teórica sobre jogo e brincadeira.

 Exercício 1- alternativa E -  “ Toda brincadeira é uma imitação transformadora, no plano das  emoções e das ideias, de uma realidade anteriormente vivenciada. A brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação, portanto, é correto afirmar que aquele que brinca domina a linguagem simbólica.

Exercício 2 – Alternativa  A – Para Gilles Brougere defende que á a criança quem fax o brinquedo, e não o  brinquedo que fax a criança. Ele que dizer que as crianças são produtos da sociedade em que vivem. Mas como que, quando, onde e com quem brincar é decisão de cada criança.

 Exercício 3- Alternativa A -  pode acontecer de observamos a brincadeira de faz-de conta de uma criança e nos sentirmos atraídos pelas representações que ela desenvolve. É  correto afirmar que o desenrolar das cenas não deixa duvidas sobre o significados que os objetos assumem em dado contexto.

Exercício 4 – Alternativa  C – jogo imaginativo, jogo simbólico , jogo de papeis e jogo sócio- dramático .

Exercício 5  - Alternativa A-   “A criança cresce, se desenvolve, conhece o mundo e constrói  seu conhecimento por meio do jogo, do brinquedo e da brincadeira. É correto dizer que ela compreende nossa linguagem, nossa forma de viver e nossos valores por meio do faz-de-conta.

Exercício 6- Alternativa D – O legítimo destinario do brinquedo e do interesse por ele,  mesmo quando definido por pais e fabricantes , é a criança .

Estudos disciplinares modulo 4-  O jogo e a educação.

Exercício 1- Alternativa A -  Embora reconheça a importância do investimento educativo dos pais e da sociedade na infância, Gilles Brogére afirma que o adjetivo “educativo”  gera grande confusão quando aplicado a brinquedos e precisa ser explicado. O autor chama atenção para as grandes transformações que ocorrem nesse período de vida e diz que centrar-se somente no brinquedo educativo induz ao risco de ocultar outros aspectos igualmente do desenvolvimento infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com