TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ltt e português

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

A linguagem na história do Homem

 A linguagem está presente em tudo o que nos rodeia. Entre outras coisas, ela é o veículo pelo qual o conhecimento acumulado ao longo de sua história pôde ser preservado até nossos dias. Sem ela, a vida humana como a conhecemos seria impossível.

 Há quem acredite que o ser humano fala desde sua transformação em Homo sapiens. Embora saibamos muito sobre a linguagem e seu desenvolvimento como sistema de comunicação, sua origem ainda permanece incerta. As tentativas para desvendar as origens da linguagem humana vão desde uma suposta origem divina, da qual a Bíblia é o exemplo mais notório, até hipóteses de que esteja em sua origem a imitação de sons naturais incluindo gritos de emoção e a teoria oral-gestual.

 Para a filósofa brasileira Marilena Chauí, a linguagem pode ter surgido com sons expressos pelo homem primitivo para indicar necessidades como fome e sede ou para expressar sentimentos ou imitar ruídos da natureza. Citando Aristóteles, diz Marilena Chauí que: (...) somente o homem é um “animal político”, isto é, social e cívico, porque somente ele é dotado de linguagem (...) e, com ela, exprime o bom e o mau, o justo e o injusto. Exprimir e possuir em comum esses valores é o que torna possível a vida social e política e, dela, somente os homens são capazes (...) (CHAUÍ, 2005, p. 119).

 Assim como a linguagem falada, a escrita remonta à Pré-História da humanidade e as perguntas que buscam desvendar as suas origens nos remetem a inúmeras hipóteses e discussões.

 Supõe-se que tudo tenha começado com os desenhos feitos em cavernas pelo homem primitivo, que para representar os animais que caçava utilizava pedras, carvão, sangue de animais, barro e outros materiais. A segunda civilização a desenvolver a escrita foi a egípcia, por volta de 3000 a.C. Os egípcios usavam o papiro, material preparado com tiras extraídas de uma planta aquática abundante no Rio Nilo. Com o tempo, o papiro deu lugar ao pergaminho, depois substituido pelo papel.

 A partir da adoção do papel, a linguagem foi evoluindo da grafia com lápis e tinta até a invenção da impressora de tipos móveis que permitiu a criação da imprensa em 1448 e, com ela, a difusão de livros e jornais em grande escala. A linguagem se propagou também por meio de outros veículos de comunicação, a partir da invenção do rádio e da televisão, até chegar a formas de registro atuais, com o uso do computador e do celular.

 A evolução da linguagem, tanto falada quanto escrita, evidencia o quanto essa forma de comunicação humana é importante para a vida em sociedade. Exemplo de que as palavras determinam o que dizemos podem ser constatados em nosso dia a dia. É o caso do chamado “internetês”, linguagem usada na internet, principalmente em contextos informais, e que identifica determinados grupos que usam a web para atividades outras além das profissionais e acadêmicas. A linguagem pode demonstrar ainda características de grupos sociais, de acordo com o momento histórico e a região geográfica em que vivem ou viveram.

A importância da linguagem no mundo profissional

 Um profissional pode dominar o conhecimento técnico de que precisa, mas se não souber como se expressar adequadamente não conseguirá relacionar-se com colegas, clientes e fornecedores. A capacidade de se expressar adequadamente determina quem é esse profissional, o seu valor e a sua capacidade de trabalho.

 O leque de habilidades que se requer hoje dos profissionais, mesmo em início de carreira, é muito mais amplo, e para exercê-las é pré-requisito o uso adequado das linguagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com