TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MERCADO CAPITAL

Artigos Científicos: MERCADO CAPITAL. Pesquise 787.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  204 Palavras (1 Páginas)  •  356 Visualizações

Mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.

Os principais títulos negociados (títulos mobiliários) representam o capital social das empresas, na forma de acções ou de empréstimos tomados pelas empresas, no mercado, representado por obrigações conversíveis em acções, direitos de subscrição e outros papéis comerciais. Esta constituição permite a circulação de capital e financia o desenvolvimento económico.

No mercado de capitais ainda podem ser negociados os direitos e recibos de subscrição de valores mobiliários, certificados de depósitos de acções e outros derivados admitidos à negociação.

O objectivo é canalizar as poupanças (recursos financeiros) da sociedade para o comércio, a indústria, outras atividades económicas e para o próprio governo. Distingue-se do mercado monetário que movimenta recursos a curto prazo, embora tenham muitas instituições em comum. Nos países capitalistas mais desenvolvidos, os mercados de capitais são mais fortes e dinâmicos.

A fraqueza dos mercados de capitais nos países em desenvolvimento, dificulta a formação de poupança e é um sério obstáculo ao desenvolvimento, obrigando estes países a recorrerem a mercados de capitais internacionais.

Obtido em "http://www.thinkfn.com/wikibolsa/Mercado_de_capitais"

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com