TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O mercado de capital brasileiro

Tese: O mercado de capital brasileiro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  Tese  •  6.015 Palavras (25 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 25

1.0 - I N T R O D U Ç Ã O

Diante da competitividade e do dinamismo do mercado globalizado a temática, Investimento aponta cada vez mais para a necessidade de estudos aprofundados sobre riscos e valores de capital.

O grande desafio contemporâneo se faz presente no cotidiano das instituições, públicas, privadas e terceiro setor no esforço em manter-se sustentáveis.

Nossa proposta neste trabalho é apresentarmos com clareza a eficiência e eficácia da referência teórica e prática da Análise de Investimentos como ferramenta de gestão, principalmente, no campo da Administração. Este conceito permite a identificação dentre os investimentos qual será o mais rentável e lucrativo, posto que investir significa ”inverter o capital em uma atividade produtiva”.

Para elucidarmos este tema desenvolveremos um projeto que propõe a abertura de uma Cafeteria, com valor comercial e perspectiva de sucesso.

2.0 – DESENVOLVIMENTO

2.1 ETAPA 1

O mercado de capital brasileiro se baseia fundamentalmente nos três principais investimentos:

Investimento Público: tem como objetivo principal garantir aos cidadãos brasileiros os seguintes direitos fundamentais: saúde, educação, assistência social, previdência social, saneamento básico, segurança, entre várias políticas públicas, sem obter fins lucrativos.

Investimento privado: seu enfoque é investir no mercado visando à geração de emprego e promovendo o crescimento do Produto Interno Bruto, além de efetuar pagamento de tributos por meio de produtos e serviços, com os quais poderão ser revertidos em benefícios sociais aos cidadãos.

Caracteriza-se com o retorno monetário aos seus investidores.

Investimento misto: este método de investimento através dos órgãos público e privado cria oportunidades de emprego nos segmentos de produtos e serviços dando condições para elevar a economia, bem como, promover o bem-estar social.

Dentre outras formas de investimento podemos citar:

Principais tipos de investimento e suas características

Tipo de investimento Rentabilidade Risco Liquidez

Ações de grandes empresas

Média Médio Alta

Ações small caps

Alta Alto Média

CDB/RDB

Baixa Muito baixo Média

Debêntures

Média Baixo Média

Derivativos

Muito alta Muito alto Alta

Dólar ou outras moedas

Média Alto Muito alta

Fundos de ações

Alta Médio Alta

Fundos de private equity

Alta Alto Baixa

Fundos de renda fixa

Baixa Baixo Média

Fundos multimercado

Média Médio Média

Imóveis

Média Baixo Muito baixa

Obras de arte e antiguidades

Baixa Médio Muito baixa

Ouro

Média Médio Alta

Poupança

Muito baixa Muito baixo Muito alta

Previdência privada

Média Baixo Média

Títulos públicos

Baixa Baixo Alta

Ao observamos o quadro acima, podemos dimensionar a multiplicidade de investimentos em nosso mercado financeiro. Os investimentos representam suma importância para o desenvolvimento e sustentabilidade da empresa e, principalmente, para o crescimento econômico do país. Cada qual apresenta sua unicidade quanto ao risco, rentabilidade e liquidez.

Entretanto, cabe ao gestor analisar criteriosamente as necessidades reais da empresa e concomitantemente atentar-se à economia mundial, pois, quaisquer que sejam as intercorrências oriundas de crises financeiras internacionais, impactarão sobremaneira em suas atividades, sobretudo, nas áreas de investimentos.

Com já foi dito, anteriormente, um bom diagnóstico apresentará resultados sintéticos que permitam uma avaliação geral da empresa, e, desta forma aos administradores caberá à responsabilidade em identificar entre os investimentos qual trará maior benefício, com melhor retorno, maior rapidez e menor risco. Entretanto, este processo deve ocorrer de forma planejada e contínua.

O valor do capital é imprescindível tanto para viabilizar um projeto inicial, bem como mantê-lo sustentável. Os investimentos embasados nos conceito da Análise de Investimento subsidiam a empresa de forma a possibilitar uma projeção que disponha alinhar, renovar e ou alavancar os negócios.

DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO PRETENDIDO

Visão da empresa e ramo de atividade

E s p a ç o Café Cultural

Somos um país com visão empreendedora e com grandes oportunidades de negócio, nos permitindo uma perspectiva clara em nos inserirmos em nosso próprio ramo de atividades, um sonho acometido por muitas pessoas.

Diante desta gama de atrativos do mercado temos que nos decidir pelo segmento que nos trará retorno econômico-financeiro e também nos proporcionar prazer em atuá-lo.

O Ramo da Cafeteria se apresentou com grandes chances para obtermos êxito, pois o segmento alimentício está sempre em níveis crescentes, no entanto, devemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com